15/04/2019 - 18h12

Abertas as inscrições para o Programa Amigo Universitário

Iniciativa aproxima alunos PUCRS e estudantes internacionais em mobilidade na Universidade

Programa Amigo Universitário

Jéssica Rodrigues com o estudante francês Pierrick Pagaud / Foto: Mariana Haupenthal

Estão abertas, até o dia 25 de abril, as inscrições para o Programa Amigo Universitário, iniciativa que aproxima estudantes da PUCRS e alunos internacionais que chegam à Universidade para seu período em mobilidade acadêmica. Coordenado pelo Escritório de Cooperação Internacional por meio da Mobilidade Acadêmica, visa contribuir para o processo de adaptação sociocultural e integração acadêmica dos novos alunos.

Estudantes interessados em participar do programa no segundo semestre de 2019 precisam entregar o formulário de inscrição preenchido (disponível neste link) e o comprovante de matrícula no Escritório (Prédio 1, sala 110 – térreo). As vagas são limitadas. Dúvidas podem ser direcionadas para o e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320-3660 ou presencialmente.

O papel dos Amigos Universitários

Os Amigos Universitários deverão apoiar os novos estudantes durante sua estadia em Porto Alegre, explicando sobre a cidade, sobre a Universidade e outras peculiaridades da vida cotidiana. Além disso, é tarefa dos voluntários apoiar e acompanhar a solicitação da documentação necessária, tais como o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), na Polícia Federal, e Certificado de Pessoa Física (CPF), na Receita Federal.

Conexões multiculturais

Para o estudante de Física, Vitor Nejelischi, o desejo de se tornar um Amigo Universitário partiu do desejo de estar próximo de pessoas de culturas diferentes e praticar o segundo idioma. “Já realizei intercâmbio e achei no programa uma oportunidade de poder continuar em contato com pessoas de outros países”, comenta.

Neste semestre, Nejelischi auxilia o estudante inglês Andrew Mcalister, da Newcastle University. Para o estudante internacional, o programa é uma iniciativa positiva, pois já conecta os estudantes desde antes da chegada à PUCRS. “Além disso, o amigo universitário nos auxilia com as questões do idioma e da cultura, além de informações sobre a cidade e a universidade”, completa.