09/08/2021 - 11h51

195 estudantes internacionais iniciam estudos na PUCRS

Alunos/as integram os programas de mobilidade virtual, mobilidade presencial e estágios virtuais de pesquisa

Luis Fernando Hortua (Colômbia), Azucena Álvarez (Espanha) e Antonio Abizanda (Espanha) estão em mobilidade presencial neste semestre / Foto: Thais Gonçalves

Neste novo semestre contaremos com a companhia de 195 estudantes internacionais matriculados em programas de mobilidade na PUCRS. 150 alunos e alunas integram o Programa de Mobilidade Virtual, 42 participam do Programa de Estágios Virtuais de Pesquisa e três estudantes estão em Porto Alegre para a modalidade presencial. Estamos recebendo alunos/as de 11 países: Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Israel, México, Moçambique, Peru e Portugal.

Na mobilidade virtual, as disciplinas mais procuradas são Português para Estrangeiros I e II, Psicologia da Educação: Aprendizagem, Influenciadores e Estratégias de Marketing e Administração de Pessoas. Nesta modalidade, os estudantes integram as disciplinas remotas da Universidade tendo contato com colegas e momentos de integração organizados pelo Escritório de Cooperação Internacional. Entre os/as matriculados/as, 18 estudantes retornam para um segundo semestre na PUCRS.

Já o Programa de Estágios Virtuais de Pesquisa busca integrar os/as estudantes internacionais em diferentes estruturas de pesquisa da Universidade. Entre os laboratórios, núcleos e grupos que receberão colegas internacionais neste semestre estão o Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física; Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Tecnologia e Ensino em Epidemiologia; Grupo de Pesquisa Educação, Gênero e Trabalho Artesanal e o Grupo de Pesquisas Governança e Sociedade Digital.

Para a coordenadora executiva do Escritório de Cooperação Internacional Carla Cassol a presença internacional dos estudantes contribuirá ainda mais para a internacionalização da Universidade. “A presença de alunos internacionais em nossa universidade promove interações interculturais e traz uma perspectiva internacional à nossa comunidade, reforçando nosso mindset global. O aumento do número de alunos que vem estudar conosco mostra não só a nossa atratividade para o mercado internacional, como também evidencia o nível de excelência do que fazemos”, comenta.

Amigos para apoiar

Evento online deu as boas-vindas aos estudantes / Foto: Reprodução

Os voluntários do Programa Amigo Universitário já estão prontos para apoiar os novos colegas durante o semestre. O programa possibilita que nossos alunos e alunas tenham contato com novas culturas, pratiquem um segundo idioma e contribuam com a experiência de mobilidade dos novos colegas.

Os 43 amigos universitários selecionados para o segundo semestre de 2021 estão preparados para acolher os novos estudantes em questões acadêmicas e institucionais, bem como em se engajarem com trocas interculturais compartilhando curiosidades, informações, tradições e experiências. Interessados em participar do programa poderão participar do novo processo seletivo no mês de outubro.