Seminário debate o desenvolvimento da criatividade em diferentes contextos educacionais

Evento internacional foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades

21/11/2023 - 14h37

Foto: Gabriel Pedroso

Aconteceu na última semana, a quinta edição do Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação (SIPASE), vinculado à linha de pesquisa Pessoa e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades. A edição deste ano teve como tema o desenvolvimento da criatividade em diferentes contextos educacionais, buscando dialogar sobre o desenvolvimento desta habilidade desde diferentes perspectivas, a partir de uma fundamentação integral do sujeito. 

Para a coordenadora do PPGEdu e coordenadora do evento, professora Bettina Steren dos Santos, o evento, que acontece desde 2005, tem como a premissa principal a formação complementar e o desenvolvimento profissional docente. “Acreditamos que, no cenário educacional atual, faz-se necessário um espaço para compartilharmos experiências, conhecimentos e pesquisas acerca da criatividade, não só como um construto da inovação, como uma prática que deve permear as ações e atividades, da sala de aula ou de qualquer espaço de aprendizagem, sejam com crianças, adolescentes ou adultos, nos diferentes contextos educativos, colaborando para uma educação brasileira mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva”, adiciona. 

Foto: Gabriel Pedroso

A cerimônia de abertura, no dia 16 de novembro, na Escola de Humanidades, contou com a presença do pró-reitor de pesquisa Carlos Eduardo Lobo e Silva, o Decano da Escola de Humanidades, Dr. Draiton Gonzaga de Souza, e um dos fundadores do Laboratorio de Criatividade do TEcnopuc, Dr. Luis Humberto Villwock. A conferência de abertura intitulada De la creatividad individual a la creatividad colectiva: afrontar las relaciones pedagógicas desde procesos colaborativos, foi conduzida pelos professores da Universidad de Barcelona Juana M. Sancho e Fernando Hernández Hernández. 

Ao todo, foram 34 apresentações de trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação, além de oficinas com diferentes abordagens como práticas pedagógicas criativas, metodologia maker, rigor criativo e criatividade e metodologias colaborativas. Os dois dias do evento terminaram com apresentações artísticas: grupo Um só pulsar, de percussão inclusiva, no primeiro dia e a Orquestra Villa Lobos encerrou o Seminário. 

 

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