Pronex I

O projeto RIES tem como objetivo configurar a educação superior como área de produção de pesquisa e de ensino nas Instituições de Ensino Superior Gaúchas. A proposta investigativa encontra justificativa no fato de que o desenvolvimento cientifico – tecnológico, especialmente o desenvolvido pela universidade ancora a sociedade atual e exigem reflexões éticas como nunca antes na história. E em termos brasileiros ele ocorre especialmente no seio da universidade. A tal assertiva acrescenta-se a pujante força dos mercados globalizados que tem em seu cerne a produção e o uso do conhecimento e que oscilam num duplo vetor: o excludente e o integrante. De um lado a exclusão do próprio conhecimento e das benesses por ele geradas aumentando as diferenças distributivas entre hemisférios, países, regiões, grupos, que conduzem a verdadeiros apartheids e déficits tecnológicos. De outro lado todo um movimento de articulação e disponibilização de saberes que molda as novas comunidades de conhecimento transpondo seculares limites de espaço, tempo, região e exigindo esforços colaborativos e consensos, mesmo que “provisórios” e estritamente direcionados para objetivos específicos.

Coordenador

Profª Dr. Marília Morosini (PUCRS)

Equipe do Projeto

Marília Costa Morosini coord – PUCRS
Cleoni Maria Barboza Fernandes – PUCRS
Elizabeth D. Krahe – UFRGS
Mari Margarete Forster – UNISINOS
Maria Estela dal Pai Franco – UFRGS
Maria Isabel da Cunha – UNISINOS
Lucia Maria Martins Giraffa – PUCRS
Marlene Correro Grillo – PUCRS
Silvia Maria de Aguiar Isaia – UFSM

Geral:

configurar a educação superior como área de produção de pesquisa e de ensino nas Instituições de Ensino Superior Gaúchas.

Específicos:
  • Mapeamento da produção acadêmica sobre educação superior, engloba relações políticas, sociais e econômicas, presentes no desenvolvimento do campo de conhecimento em apreço e das instituições e organismos da sociedade civil onde forma geradas as produções. Destacam-se os seguintes objetivos/metas e indicadores de desempenho:
    1. Quanto a trajetória – Traçar a trajetória da Educação Superior como campo de produção intelectual a partir da sociedade civil (AESUFOPE e Anped) e institucionais (Laboratórios de Educação Superior);
    2. Quanto ao temas e meios da produção – Identificar e destacar as principais temáticas que tem sido alvo de reflexões e de estudos articulando-as aos meios de disseminação (encontros acadêmicos, periódicos, anais, relatórios, etc);
    3. Quanto às experiências – Resgatar experiências relevantes expressivas da produção intelectual sobre educação superior;
    4. Quanto aos pesquisadores – Delinear o perfil dos membros da comunidade científica da área (os que pesquisam sistematicamente nos últimos 5 anos) e os que colaboram com o campo (produções ocasionais);
    5. Quanto à disponibilização do Conhecimento – Desenvolver um Banco de Informações: sobre a Educação Superior como campo de produção acadêmica que disponibilize:
      • Documentos oficiais; Dados Estatísticos
      • Estudos; Relação de Universidades
      • Revistas eletrônicas de Educação Superior
      • Notícias e eventos; Lista de integrantes.
      • Organizar e fortalecer um movimento de professores/pesquisadores, vinculados prioritariamente à instituições de educação superior gaúchas, preocupadas com a educação superior enquanto área de conhecimento e de prática profissional que contemple à Pedagogia Universitária;
      • Articular os pesquisadores no Estado do Rio Grande do Sul visando um continuo mapeamento da área, através de pesquisa que atenda primeiro a ordem dos objetivos, workshops, acesso à página; subsidiar políticas públicas de organização das IES no tocante administração e gestão e à pedagogia universitária;
      • Construir um espaço virtual, disponibilizando as informações coletadas e articulando a participação coletiva (Consulta à Home Page, desenvolvimento e acesso ao banco, chat de discussões);
      • Institucionalizar e consolidar a Rede a partir das ações citadas anteriormente e da manutenção contínua de atuação da RIES.