PUCRS é novo ponto de vacinação em Porto Alegre

Vacinação acontece diariamente, das 9h às 17h, para pessoas acima de 73 anos. Drive-thru está localizado no estacionamento da Universidade, com acesso pela Ipiranga, ao lado Museu

18/03/2021 - 15h10
Drive-Thru, vacinação, Covid-19

Campus da PUCRS passa a integrar o grupo de unidades de saúde e drive-thrus para vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre / Foto: Camila Cunha

*Conteúdo atualizado no dia 22 de março, quando a campanha de vacinação iniciou para pessoas a partir de 73 anos.

A partir desta quinta-feira, 18 de março, o Campus da PUCRS passa a integrar o grupo de unidades de saúde e drive-thrus para vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre. A imunização para idosos acima de 74 anos acontecerá diariamente, das 9h às 17h.

Organizado no estacionamento da Universidade pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com as farmácias Panvel, o acesso dos carros ao local se dá pela Av. Ipiranga 6681, atrás do Centro de Eventos, com entrada ao lado do Museu de Ciências e Tecnologia. A ação também conta com a participação de estudantes da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS.

Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Já para a segunda dose, deve ser apresentado além do documento, o cartão de vacinação com registro da primeira dose.

“Nos gera alegria saber que o cuidado concreto com a vida e a esperança da vacina como força capaz de frear a pandemia está acontecendo aos nossos olhos”, ressalta o reitor, Ir. Evilázio Teixeira. Ele destaca ainda que a PUCRS tem compromisso com a cidadania e responsabilidade social e por este motivo está cooperando com a Prefeitura de Porto Alegre e também com o Exército em mais um momento desde a chegada do coronavírus no País.

“A participação de uma instituição com o porte e a tradição da PUCRS é um reforço fundamental nesta força tarefa do município para enfrentar o desafio da pandemia. Com parcerias valiosas como esta vamos avançar cada vez mais na imunização da nossa população”, afirma o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta.

Conforme a SMS for incluindo novos grupos prioritários e ampliando a faixa etária da vacinação, o drive-thru na PUCRS ampliará a vacinação, o drivethru na PUCRS ampliará a vacinação, podendo chegar a mil aplicações diárias.

Integrando uma operação humanitária

Drive-Thru, vacinação, Covid-19

Imunização no estacionamento da Universidade acontece diariamente, das 9h às 17h, para pessoas acima de 74 anos / Foto: Cristine Rochol/PMPA

Até o momento, 145,4 mil pessoas tomaram a 1ª dose da vacina em Porto Alegre. Enquanto a segunda dose do imunizante já foi aplicada em 68,9 mil pessoas, segundo monitoramento da SMS. Neste dia o município recebe também uma nova remessa de vacinas Coronavac, que chegaram ao Rio Grande do Sul ontem, dia 17. Serão 54.430 primeiras doses para idosos e trabalhadores da saúde.

O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) integrou os testes clínicos de eficácia da vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan – e aprovada para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Junto a outros 15 centros de pesquisa do País, a atuação dos profissionais e a estrutura da Universidade foi fundamental para a aprovação e início da vacinação em todo o território nacional.

Desde o início de fevereiro, estudantes da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e profissionais da saúde do CEUVF também estão atuando em parceria com as equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) na campanha de imunização contra a Covid-19.

No que se refere à pandemia, em diferentes âmbitos, a Universidade vem contribuindo com instituições e o poder público há um ano: da doação de máscaras, passando pela representação em comitês, até uma força-tarefa e desenvolvimento de pesquisas. Além disso, evidentemente, com todo atendimento realizado no Hospital São Lucas, no InsCer, no Centro de Extensão Vila Fátima e pelos acadêmicos da área da Saúde que estão também atuando na linha de frente em unidades de vacinação.

Mais detalhes sobre os locais de vacinação

Drive-Thru, vacinação, Covid-19

Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre / Foto: Cristine Rochol/PMPA

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, além do novo local situado no Campus, a imunização está disponível em 21 unidades de saúde, das 8h às 17h, e em mais dois pontos de drive-thru, nos estacionamentos do Big Sertório e Big Barra Shopping Sul, das 9h às 17h. As informações completas estão disponíveis neste site.

A SMS destaca que a vacinação está garantida para as faixas etárias desta primeira fase da campanha e, por isso, não é preciso chegar cedo. Os pontos de vacinação também estão aplicando a segunda dose em quem recebeu a primeira vacina da Coronavac há 21 dias. Os profissionais de saúde que foram imunizados no dia 6 de fevereiro e precisam fazer a segunda dose da Coronavac devem procurar os centros de saúde Modelo, Santa Marta ou IAPI.

Vacinação de pessoas acima de 73 anos

• Local: Estacionamento da PUCRS, Avenida Ipiranga, 6681, entrada ao lado do Museu de Ciências e Tecnologia.
  • Horário: das 9h às 17h
  • Importante: obrigatória a apresentação de documento de identificação com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para a segunda dose, deve ser apresentado também o cartão de vacinação com registro da primeira dose.