Projeto Conexão Universidade/Escola realiza oficinas em escolas estaduais

08/08/2022 - 13h54

Buscando contribuir com os processos motivacionais docente o projeto Conexão Universidade/Escola, iniciado em 2017, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS, realizou, nos dias 20, 21 e 22 de julho, uma formação extensiva nas seguintes escolas estaduais: Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia, Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot e Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Ivo Corseuil.

As oficinas realizadas reuniram docentes e profissionais técnicos administrativos das escolas. A iniciativa integra os trabalhos do grupo de pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos (PROMOT), coordenado pela professora Bettina Steren dos Santos.

De acordo com a professora Bettina, “o principal objetivo é desenvolver a formação continuada de professores da educação básica, a partir de uma perspectiva sistêmica e colaborativa, além de realizar trocas de experiências para integrar e transformar o conhecimento desenvolvido na academia com a realidade do cotidiano escolar”.

Sobre o PROMOT
O grupo de pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos (PROMOT), coordenado pela professora Bettina Steren dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades, surgiu da necessidade de aprofundar estudos referentes aos processos motivacionais em contexto educacionais. Após os primeiros estudos, realizados na disciplina intitulada “A motivação na sala de aula”, os pesquisadores deram início ao grupo de pesquisa, composto por professores, estudantes de Mestrado e Doutorado, diplomados e bolsistas de Iniciação Científica da Escola. Também está cadastrado no Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2006. Em continuidade aos estudos de motivação docente e discente, o grupo direcionou suas pesquisas na área da inovação e transformação na educação, desenvolvendo o projeto Conexão Universidade/Escola.