Professoras da Colômbia, EUA e Brasil discutem ensino superior

Representantes das universidades de Rosário, do Texas e da PUCRS participaram da programação

08/06/2018 - 21h57
Universidade do Texas,UTexas,Patricia Somers,Marilia Morosini, Topics in Higher Education: Brazil, Colombia and USA dialogs

Foto: Thais Gonçalves

A professora Eliana Ortiz Castill, da Universidade de Rosário, na Colômbia, e as docentes Patricia Somers, Rebecca Gavillet e Jennifer Zamorada Universidade do Texas (UTexas), nos Estados Unidos (EUA), estiveram na PUCRS no início de junho para participar do seminário Topics in Higher Education: Brazil, Colombia and USA dialogs. A programação, que conta com fomento da Comissão Fulbright, tem o objetivo de discutir o ensino superior nos contextos de cada um dos três países.

As docentes foram recepcionadas em dois encontros na Assessoria de Cooperação Internacional pela assessora Heloísa Orsi Koch Delgado e a coordenadora Sandra Mino. Na ocasião, puderam conhecer um pouco mais sobre o movimento de transformação PUCRS 360º e debater sobre o cenário da educação na Instituição e no Brasil.

No encontro, Eliana Ortiz Castill, que abordou a permanência de estudantes no ensino superior na Colômbia em sua palestra, destacou a importância do enfoque nas oportunidades para os estudantes se manterem motivados. “Além disso, estamos utilizando novas estratégias para que os alunos ‘aprendam a aprender’ e, assim, possamos aumentar nossos índices de permanência”, destacou.

Docentes na Assessoria de Cooperação Internacional / Foto: Thais Gonçalves

Para a professora da Escola de Humanidades Marilia Morosini, uma das coordenadoras do projeto juntamente com a professora Pricila Kohls dos Santos, os diálogos oportunizados durante os encontros fomentam a internacionalização da Universidade, trazendo assuntos abrangentes e relevantes para o contexto socioeducativo. “O evento mostra a consolidação de redes de pesquisa com a Colômbia e com os EUA, construindo conhecimento em relação a permanência e qualidade na educação da PUCRS”, comenta a docente.

Os dois últimos encontros estão marcados para o dia 11 e 19 de junho, ambos às 16h30min, na sala 504 do prédio 40. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail [email protected].