Modelo de linguagem para geração de texto criado na Escola de Humanidades e o repositório do EPS são listados no Catalogue of Tools & Metrics for Trustworthy AI da OECD

Ambos os desenvolvimentos foram financiados pela Rede de Inteligência Artificial ética e Segura (RAIES) e pelo PPG em Filosofia da PUCRS

22/03/2024 - 18h21

Recentemente o Teeny-Tiny-Castle e o repositório do Ethical Problem Solving (EPS) foram listados no Catalogue of Tools & Metrics for Trustworthy AI da OCDE, mais um marco histórico para a Escola de Humanidades.

SOBRE A INSERÇÃO NO CATALOGUE OF TOOLS & METRICS FOR TRUSTWORTHY AI

Uma das iniciativas da OECD.AI é manter um catálogo de “ferramentas” (um termo genérico que abrange quase tudo o que ajuda a tornar a IA mais confiável) que auxiliem desenvolvedores a implementar os princípios de IA da OECD. Este catálogo já contém mais de 700 ferramentas, onde duas produções atreladas à RAIES, liderada pelo PPG em Filosofia da Escola de Humanidades da PUCRS, acabam de ser acrescentadas. São elas:

Teeny-Tiny Castle: um repositório de código aberto que contém ferramentas educativas para a pesquisa em ética e segurança da IA mostrando como desenvolvedores podem lidar com vários problemas levantados na literatura através de técnicas e ferramentas diversas.

Ethical Problem Solving (EPS): EPS é uma abordagem projetada para preencher a lacuna entre os princípios éticos e sua implementação prática em sistemas de inteligência artificial. A EPS opera em uma estrutura de Ética como Serviço (EaaS), concentrando-se na avaliação e na orientação, centradas no ser humano, de sistemas de IA.

ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE OCDE E OECD.AI

A OCDE, fundada em 1961, trata-se de um grupo com 37 países membros, em sua maioria democráticos e com economias de mercado livre, que discutem e desenvolvem políticas econômicas e sociais para estimular o progresso económico e o comércio mundial.

Enquanto isso, a OECD.AI é um fórum onde os países e os grupos de partes interessadas unem forças para moldar IA de forma confiável. Em 2019, a OECD.AI publicou os Princípios de IA da OCDE, a primeira norma intergovernamental sobre IA, que serviram como base para os Princípios de IA do G20.