Mesa redonda debate o cotidiano em regimes autoritários

Evento ocorre na quinta-feira, 24 de agosto, e tem entrada gratuita

21/08/2017 - 13h43

A Escola de Humanidades, em parceria com o Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS (Delfos), promove nesta quinta-feira, 24 de agosto, a mesa redonda História do Cotidiano sob Regimes Autoritários: possibilidades de pesquisa. A programação é composta pelas conferências De “mães do ano” à “namoradinhas do Brasil”: a imagem da mulher nos primeiros anos da ditadura (1964-1974), ministrada pela professora Janaína Cordeiro, da Universidade Federal Fluminense(UFF), e Torcendo em ditaduras: futebol, cotidiano e autoritarismo no Brasil e na Argentina, ministrada pela professora Lívia Magalhães, da UFF. Será realizado também o lançamento da Revista Estudos Ibero-Americanos – Dossiê – História, cotidiano e memória social – a vida comum sob as ditaduras no século XX. O evento, que ocorre a partir das 14h no Delfos, no 7º andar da Biblioteca Central Irmão José Otão (Avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), tem entrada gratuita e é válido como horas complementares. As inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected].

Sobre as conferencistas

Janaína Martins é professora adjunta de História Contemporânea do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFF. Possui doutorado e pós-doutorado pela mesma universidade, com estágio de doutoramento pelo Centre d’Histoire de Sciences Politique de Paris. É também autora dos livros “A ditadura em tempos de milagre: comemorações, orgulho e consentimento” (FGV, 2015) e “Direitas em movimento: a Campanha da Mulher pela Democracia e a ditadura no Brasil” (FGV, 2009).

Lívia Magalhães é professora adjunta de História do Brasil República do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFF. É doutora em História Social pela mesma universidade, com pós-doutorado em História na Unimontes, de Minas Gerais. Em 2014, publicou o livro “Com a Taça nas mãos”, pela Faperj/Lamparina, e em 2017, organizou o livro “Lugar de Mulher – Feminismo e Política no Brasil”, Editora Oficina Raquel.