Exibição de Documentário | Mundo da Vida – A Sociologia de Alfred Schütz

Evento tem entrada é franca, sem necessidade de inscrição prévia

24/05/2019 - 16h50
sociologia, documentário, alfred schütz

Foto: Divulgação

A exibição do documentário brasileiro Mundo da Vida – A Sociologia de Alfred Schütz (2018), de Hermílio Santos, acontece no dia 29 de maio, no auditório do Living 360°, às 21h, na sala 225 do prédio 15 (Avenida Ipiranga, 6.681 – Porto Alegre). Além de dirigir, o professor da Escola de Humanidades e coordenador do Centro de Análises Econômicas e Sociais da PUCRS (Caes) foi responsável pelo roteiro e a captação de imagens. A edição e a montagem são de Thaís Zimmer Martins, com trilha sonora original de Filipe Mil. O teaser do filme está disponível no Youtube. O evento tem entrada é franca, sem necessidade de inscrição prévia.

Confira mais informações sobre o trabalho neste link.

Sobre Alfred Schütz

A principal contribuição de Schütz foi desenvolver a filosofia fenomenológica de Husserl como a base de uma filosofia das ciências sociais, particularmente para a teorização formulada por Max Weber. Depois de ir para os Estados Unidos, em 1939, após a união da Áustria com a Alemanha por Hitler, combinou tal aproximação com as teorias de influentes sociólogos norte-americanos, como George Herbert Mead. Embora Schütz nunca tivesse sido aluno de Husserl, ele e seu amigo Felix Kaufmann estudaram a sua obra sistematicamente, procurando uma base para uma “sociologia interpretativa” derivada do trabalho de Max Weber. O trabalho resultou no livro Der sinnhafte Aufbau der sozialen Welt (A fenomenologia do mundo social), cuja tradução em português será publicada, em breve, pela editora Vozes. Esta obra chamou a atenção de Husserl, com quem Schütz correspondeu-se e visitou até sua morte, em 1938.

Informações do evento

29/05/2019
Auditório do Living 360°, prédio 15 (Avenida Ipiranga, 6.681 – Porto Alegre)
21:00 até 22:45