Da sala de aula para o mundo

Programa de Mobilidade Virtual possibilita internacionalização à distância

05/01/2021 - 08h45
Programa de Mobildidade Virtual permite que estudantes cursem disciplina em outras universidades

Foto: Pexels

Apesar da impossibilidade de realizar intercâmbios presenciais, em razão da pandemia de Covid-19, a PUCRS organizou um programa de mobilidade virtual para aqueles que desejarem ter experiências internacionais durante o ensino online. Os programas são voltados para alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu.

Em 2020/2, primeiro semestre em que o programa de mobilidade foi implantado, 38 estudantes da PUCRS realizam disciplinas em outros países. As disciplinas podem ser aproveitadas pelos estudantes posteriormente. Quanto aos estudantes internacionais que cursam disciplinas online na PUCRS são 67. Também nesse semestre, alguns realizam seu segundo intercâmbio na universidade.

Carla Cassol, coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional, considera que o ambiente virtual possibilita uma democratização da internacionalização. Enquanto Carlos Alberto Carvajal, conhecido como Ir. Beto, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, considera que o ambiente virtual estará presente no futuro da educação e conta que aproveitou o momento para cursar disciplinas na UNIMINUTO, universidade colombiana.

Para conferir como foi a experiência dos estudantes que, como Carlos, cursaram disciplinas no exterior e conhecer o programa de Mobilidade Virtual da PUCRS, leia a matéria completa na Revista PUCRS (páginas 32 e 33).