Curso ensina a trabalhar espaços de sustentabilidade

Especialização terá aulas a distância e uma visita ao Pró-Mata

Por: Redação Ascom

23/01/2017 - 10h35
Trabalho de campo no Pró-Mata

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

Tendo como base a Política Nacional de Educação Ambiental, que considera a Educação Ambiental um componente fundamental em qualquer nível de ensino, a Escola de Humanidades e o Instituto do Meio Ambiente da PUCRS promovem a 1ª edição do curso de especialização Espaços Educadores Sustentáveis. Com aulas a distância, o objetivo é trabalhar o tema espaços de educação sustentável com graduados de qualquer área do conhecimento, para atuação em locais de ensino como escolas, ONGS, etc. As inscrições podem ser realizadas até 25 de março no site educon.pucrs.br.

A coordenadora do curso e professora da Faculdade de Biociências da Universidade, Rosane Souza da Silva, acredita que o distanciamento que existe hoje entre os seres humanos e a natureza fragiliza a possibilidade de reciprocidade e respeito. “Educadores que atuam em espaços onde estruturas sustentáveis são pensadas com o intuito de fazer essa aproximação são de extrema importância, pois reforçam a necessidade de cooperação e de harmonização”, diz ela.

Lago no Pró-MataSegundo Rosane, estes educadores podem mostrar, em especial para crianças e adolescentes, que são necessárias estratégias coletivas para o enfrentamento ou para a adaptação a situações como a escassez de água e a perda da biodiversidade. Ela conta que os Espaços Educadores Sustentáveis geram um aprendizado pela vivência que, quando bem elaborada, é significativa. “Ainda mais quando se trata de vivência na natureza, gerando uma situação que pode ser acolhedora, esperançosa e capaz de proporcionar um ambiente criativo para a tomada de decisões sobre temas e perspectivas sobre uma vida mais sustentável”, salienta Rosane. O corpo docente é formado por professores das áreas de Ciências Biológicas, Economia, Educação, entre outras. A coordenadora afirma que uma equipe variada de profissionais proporciona diferentes olhares sobre os espaços e estruturas educadoras sustentáveis e podem promover ampla discussão sob a ótica das mais diversas áreas do conhecimento envolvendo sustentabilidade, como o desmatamento e a escassez de água citada anteriormente.

Um dos momentos do curso é uma visita ao Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza (Pró-Mata), localizado em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, ou a outros locais, dependendo do estado de residência do aluno. O Pró-Mata tem 3,1 mil hectares de área natural composta por um mosaico de diferentes estágios de conservação. As trilhas que perpassam esta área consistem em salas de aula ao ar livre com potencial para leitura e interpretação da biodiversidade.

Por ser a distância, o aluno pode participar do curso nos horários que achar mais adequados. É recomendável que ele mantenha uma regularidade de participação, assistindo a vídeos, lendo os materiais disponibilizados a cada semana, resolvendo exercícios e comentando nos fóruns de discussão. As avalições presenciais estão marcadas para os dias 28 de julho de 2017, 15 de dezembro de 2017, 20 de abril de 2018 e 27 de abril de 2018 (recuperação), das 19h30min às 22h45min, e ocorrerão em salas de apoio virtual. A lista de salas está no site.