Poetry Slam

31/05/2022 - 11h24

Poetas participantes do Poetry Slam

No dia 22 de junho, às 18h, acontece pela primeira vez no Ateliê PUCRS Cultura – Prédio 30 do Campus da PUCRS, o evento Poetry Slam, com organização das alunas e pesquisadoras Tami Prestes e Loecy Damásio. Poetry slam é uma competição em que poetas leem ou recitam um trabalho original. As performances dos artistas são, em seguida, julgadas por membros selecionados da plateia ou então por uma comissão de jurados. A iniciativa tem o objetivo de atrair poetas, escritores e espectadores que apreciam a poesia contemporânea e marginal. A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço. 

Poetas participantes dessa edição: 

DKg Dekilograma (@dkg.dekilograma) é MC e poeta slammer, criador do selo Escritório de rimoterapia. Dkg é multi artista e Mestre de Cerimônia formado pela crew CiaPesadadoImproviso. É também beat maker e produtor musical, integra o coletivo Poetas Vivos. Em sua carreira, já lançou 3 álbuns, 2 EP’s e inúmeros zines. Publicou nos livros Nós Versos de Liberdade, melanina e Negritude coleção Slam Br. Atualmente trabalha com o zine Atleta da palavra e desenvolve inúmeros projetos com o sele Escritório de rimoterapia.

 

Marcelo Martins (@marcelofalcon) é escritor, poeta, educador social e professor de Língua Portuguesa e Literatura da EJA. É autor dos livros  A Matéria Inacabada das Coisas (Editora Diadorim) e O que carrego no centro (Editora Figura de Linguagem), finalista do prêmio AGES de 2019.

 

 

mariam pessah (@mariampessah) é fotógrafa, ARTivista feminista, escritora e poeta graduada em Escrita Criativa pela PUCRS. Seu livro mais recente é Grito de mar. Desde 2017, organiza o Sarau das minas, em Porto Alegre. Além disso, coordena a Oficina de escrita e escuta feminiSta e trabalha como tradutora.

 

 

Nathy MC (@cryamuss) é mãe, compositora, cantora, produtora cultural, empreendedora na área da beleza e terapeuta holística, desenvolve trabalhos com todos os elementos da cultura Hip Hop dentro e fora da sua comunidade. 

 

 

Rainha Ju (@juliane.vicente) é multiartista, escritora, performer, slammer e cientista afrofuturista. Atua como ministrante de oficinas de escrita criativa e possui contos publicados e premiados em diversos selos editoriais nacionais e concursos literários nacionais e internacionais. É bailarina do Grupo Andanças. Como professora, doutoranda em Comunicação e produtora cultural pesquisa a indústria criativa com investigações e projetos sobre os processos de criação artística. 

 

Sara Albuquerque (@leituraquesara) é poeta e performer. É mestra em Escrita Criativa pela PUCRS e uma das idealizadoras da Oxibá Casa da Escrita. Nasceu em Maceio, em 1990 e é autora dos poemas em Caspas e Muriçocas (Urutau, 2021); Sete centímetros de língua (Patuá, 2018); e Giz Morrendo (Iogram, 2018). Trabalha com performance e literatura no projeto Leitura que Sara nas plataformas digitais. 

 

 

Tia Crazy (@tiacraazy) é mãe, compositora, cantora, body piercer, terapeuta holística e artista independente. Leva a visão da mulher preta periférica não só para o rap mas para qualquer outra área que se recuse a enxergar a realidade. 

 

 

Jurados que participam dessa edição: 

Beatriz Vieira é cantora, compositora e escritora, mestranda em Teoria da Literatura pelo PPG Letras da PUCRS e possui graduação em Música Popular e em Escrita Criativa. Publicou contos em antologias e lançou, de forma independente, um EP com canções autorais, apresentadas como trabalho de conclusão de seu curso de Música Popular. 

 

 

Josu é slammer, rapper e artista, ZL, Viamão 

 

 

 

Lella Alves é poeta e atua no Slam das Minas RS. 

 

 

 

Maria Tereza Amodeo é professora titular da Escola de Humanidades da PUCRS, atuando nos cursos de Letras e Escrita Criativa. Possui graduação em Letras pela UFRGS (1978), mestrado em Lingüística e Letras pela PUCRGS (1991) e doutorado em Lingüística e Letras pela PUCRGS (1999). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, em especial Literatura Brasileira, Estudos Culturais, a representação/produção literária de mulheres e metodologia do ensino da literatura.

 

Apresentação musical 

Conexão Katrina 

Gupo de RAP feminino, criado e formado no ano de 2016 pelas integrantes Nathiely Calisto (Nathy MC) da Restinga – POA e Emilly Karoline (Emily MC) de Novo Hamburgo. Em 2017, Karina Machado (Tia Crazy) da Santo Onofre – Viamão, entrou como nova integrante do grupo. O grupo foi criado a partir de suas ideologias e paixão pelo RAP em comum, expressando isso em suas letras. Atuando como ativista social e cultural tem o objetivo de empoderar e despertar novos talentos femininos que possa ocupar seu espaço de luta e direito. 

 

Serviço  

  • O que: Slam Poetry 
  • Data: 22/06  
  • Horário: 18h 
  • Local: Ateliê PUCRS Cultura – Prédio 30, Campus PUCRS 
  • Entrada gratuita.
Compartilhe

Outros eventos Veja todos os eventos

  • Últimos publicados
  • Mais visualizados