Ato Criativo | Tom Zé

07/04/2021 - 19h51

No dia 29 de abril, quinta-feira, às 21h, a PUCRS Cultura promove um bate-papo com o compositor Tom Zé. O evento conta com a mediação do professor Ricardo Barberena, diretor do Instituto de Cultura da PUCRS. A conversa é transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do Canal da PUCRS no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior.

A série Ato Criativo tem como objetivo aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura, proporcionando espaços de bate-papo com artistas. Nessa edição, a conversa será voltada sobre a carreira do cantor, arranjador e jardineiro brasileiro.

Sobre o autor

Antônio José Santana Martins conhecido como Tom Zé, nasceu em 1936, em Irará, interior da Bahia. Aos 26 anos passou em primeiro lugar no vestibular da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Anos depois foi professor de Contraponto e Harmonia na própria Escola de Música e violoncelista da Orquestra Sinfônica e da Orquestra de Estudantes da universidade.  É considerado atualmente uma das figuras mais originais da música popular brasileira, tendo participado ativamente do movimento musical conhecido como Tropicália na década de 60, se tornado uma voz alternativa influente no cenário musical do Brasil. Trabalhou com artistas como Gal Costa, Maria Bethânia e Caetano Veloso. Em 1968, participou da gravação do célebre disco Tropicália ou Panis et Circensis. Também em 1968, Zé venceu o IV Festival de Música Popular Brasileira (TV Record) com a música São Paulo, Meu Amor. Surfando a onda de sucesso grava seu primeiro disco: Tom Zé – Grande Liquidação. No final dos anos 80, o disco Estudando o samba é ouvido por David Byrne, que fica impressionado com o talento do brasileiro e apoia Tom Zé para lançar a sua obra nos Estados Unidos, onde realizou turnê mundial. Foi premiado com o Prêmio Shell e eleito o Artista do Ano pela Revista Bravo. Em 2010, recebeu do Governo do Estado de São Paulo o Prêmio Governador do Estado – Destaque em Música no ano.

Sobre o mediador

Ricardo Barberena nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui Graduação (2000), Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2009) na área de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Coordenador Executivo do DELFOS/Espaço de Documentação e Memória Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC).

O quê? Ato Criativo com Tom Zé

Quando? 29 de abril

Que horas? às 21h

Onde? Facebook PUCRS Cultura e canal da PUCRS no YouTube