Ateliê PUCRS Cultura | Oficina de Paisagem em Aquarela

23/09/2022 - 11h47

Vendedores de flores frente à Catedral Metropolitana (2011), aquarela, 46x30cm / Joaquim da Fonseca

No dia 22 de outubro, sábado, o Ateliê PUCRS Cultura dá início à oficina Paisagem em Aquarela, ministrada pelo artista plástico Joaquim da Fonseca. A atividade é dividida em três encontros, que acontecem nos sábados, das 9h às 12h, no Ateliê PUCRS Cultura, localizado no térreo do prédio 30, na Escola Politécnica do Campus da PUCRS.

A oficina tem como proposta oferecer uma contextualização teórica acerca da aquarela e introduzir práticas iniciais de produção de paisagens. Ao longo dos encontros, o ministrante realizará demonstrações de pinturas, seguidas de comentários críticos e discussões com o grupo. Além disso, serão propostos exercícios de produção individual aos participantes, com objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades em diferentes técnicas.

As inscrições para participar do curso estão abertas e são gratuitas, com vagas limitadas. A frequência mínima em 75% dos encontros confere um certificado de horas complementares de acordo com a carga horária da atividade. Inscreva-se aqui.

O Ateliê PUCRS Cultura, construído em parceria com a Escola Politécnica, é um espaço voltado para a criação artística e para a divulgação cultural no Campus da PUCRS. Você pode conferir a programação completa dos cursos e oficinas clicando aqui.

Sobre o ministrante

Joaquim da Fonseca (Alegrete, RS) é artista plástico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-graduado em Artes Visuais pela Syracuse University, nos EUA. Atualmente, é graduando de Arquitetura e Urbanismo pela PUCRS. Publicou seis livros, entre eles Tipografia & Design Gráfico (2008), Caricatura – A Imagem Gráfica do Humor (1999), vencedor do Prêmio Especial Açorianos de 2000, e Traçando Paris (1992), em parceria com Luis Fernando Veríssimo. Fez mais de cinquenta exposições, tanto coletivas quanto individuais, entre elas Caligrafia Urbana: a Porto Alegre de Joaquim da Fonseca (2011), e foi artista homenageado no IV Salão Internacional de Desenho para Imprensa (1995).

• O quê? Oficina Paisagem em Aquarela
  • Data: 22/10, 29/10 e 05/11 (sábados)
  • Horário: Das 9h às 12h
  • Local: Ateliê PUCRS Cultura – Térreo do Prédio 30