Ateliê PUCRS Cultura | Literatura Negro-Brasileira: ontem, hoje e amanhã 

18/07/2022 - 17h32

Tônio Caetano / foto: Diego Lopes

No dia 25 de agosto, quinta-feira, o Ateliê PUCRS Cultura dá início ao curso Literatura Negro-Brasileira: ontem, hoje e amanhã, ministrado pelo professor e escritor Tônio Caetano. A oficina conta com oito encontros quinzenais, nas quintas-feiras, das 17h30 às 19h, no espaço físico do Ateliê PUCRS Cultura, que fica no térreo do prédio 30, na Escola Politécnica do Campus da PUCRS.  

O curso funciona como um grupo de leituras e busca debater a escrita de autoria negra, a construção das personagens negras, suas vidas, tensionamentos, tencionamentos, deslocamentos e avanços. Os livros que compõem a programação trazem uma diversidade de olhares sobre a questão racial e as questões de classe e de gênero brasileiras, bem como trajetos possíveis por meio da Literatura.    

As inscrições para participar são gratuitas e estão abertas, com vagas limitadas. A frequência mínima em 75% dos encontros confere um certificado de horas complementares de acordo com a carga horária da atividade. Inscreva-se aqui.   

O Ateliê PUCRS Cultura, construído em parceria com a Escola Politécnica, é um espaço voltado para a criação artística e para a divulgação cultural no Campus da PUCRS. Você pode conferir a programação completa dos cursos e oficinas clicando aqui.   

Cronograma do curso  

  1. 25/08 – Úrsula, de Maria Firmina dos Reis;  
  2. 08/09 – Clara dos Anjos, de Lima Barreto;  
  3. 22/09 – O carro do êxito, de Oswaldo de Camargo;  
  4. 06/10 – É fogo, de Maria Helena Vargas da Silveira;  
  5. 20/10 – Sob o caminho uma rajada de ventos, de Karine Bassi; 
  6. 03/11 – Não vão nos matar agora, de Jota Mombaça; 
  7. 17/11 – O silêncio que a chuva traz, de Marlon Souza;  
  8. 01/12 – Maréia, de Miriam Alves.  

Sobre o professor  

Tônio Caetano é escritor, especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS e servidor público municipal. É filho de Virginia e Armindo, pai da Safira e dindo do Guga, da Sarah e do Ique. Cresceu correndo, com seis irmãos, pelas lombas da Vila Vargas, periferia de Porto Alegre. É membro da Academia de Letras do Brasil, seccional Rio Grande do Sul, cadeira 136, Patrono Lima Barreto. É autor dos livros Terra nos cabelos (Prêmio SESC de Literatura 2020, na categoria Conto) e Sobre o fundo azul da infância (Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 2021, na categoria Narrativa Curta). É uma pessoa em busca da própria voz e do seu lugar na luta que cabe a cada um diante da página em branco, da realidade e de si. 

Serviço  

  • O quê? Literatura Negro-Brasileira: ontem, hoje e amanhã 
  • Quando? Encontros quinzenais a partir de 25 de agosto 
  • Que horas? Das 17h30 às 19h  
  • Onde? Ateliê PUCRS Cultura – Térreo do Prédio 30, Campus da PUCRS 
  • Inscrições: gratuitas, pelo link  
Compartilhe

Outros eventos Veja todos os eventos

  • Últimos publicados
  • Mais visualizados