Arte e Saúde | Personagens ou Pacientes? com Dr. Táki Cordás

10/03/2021 - 16h08

No dia 30 de março, terça-feira, às 19h30min, a PUCRS Cultura promove um bate-papo com Dr. Táki Cordás. O evento conta com a mediação dos professores da PUCRS Drs. Ivan Antonello e Luiz Gustavo Guilhermano. A conversa é transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do canal da PUCRS no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior.

A nova série Arte e Saúde é uma iniciativa da PUCRS Cultura em conjunto com a Escola de Medicina e de Humanidades da PUCRS e tem como objetivo proporcionar a cada mês encontros com personalidades para uma conversa sobre as relações entre a arte e a saúde.  Nessa edição, um dos focos da conversa será os livros Personagens ou Pacientes? organizado por Táki Cordás e Daniel Martins de Barros.

A obra insere-se justamente no ponto em que se dá o encontro do psiquiatra e do psicólogo com o escritor. Ao longo do primeiro livro publicado em 2013 e ainda debatido atualmente, diversos profissionais da saúde mental analisam obras da literatura mundial, sejam elas romances, contos ou até mesmo quadrinhos. O segundo exemplar realiza comentários genéricos sobre corrupção, enquanto fenômeno social. Já o terceiro volume lançado no ano de 2020 aborda obras da literatura mundial que retratam cenários de pandemia.

Sobre o autor

Dr. Táki Cordás possui mestrado e doutorado em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência na área de coordenação de grupos multidisciplinares, pesquisa clínica e terapêutica psiquiátrica com ênfase em diversas áreas como Transtornos Alimentares, Transtornos Ansiosos e Transtorno Bipolar. Como autor, Táki tem cerca de 12 obras publicadas. Atualmente é Professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da USP, coordenador da Assistência Clínica do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP e do Programa de Transtornos Alimentares (Ambulim) do IPQ-HCFMUSP. Táki Cordás também é professor dos Programas de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria da USP, do Programa de Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da USP e do Programa de Fisiopatologia Experimental da FMUSP.

Sobre os mediadores

Dr. Ivan Antonello possui graduação em Medicina pela PUCRS, residência Médica nas áreas de Medicina Interna e Nefrologia Hospital São Lucas da PUCRS, mestrado em Medicina pela UFRGS e doutorado em Medicina pela PUCRS. Ivan tem experiência na área de Medicina e Educação Médica, com ênfase em Nefrologia. Já atuou no conselho da Associação Médica e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e foi diretor da Faculdade de Medicina da PUCRS (2004-2012). É Avaliador e Conselheiro do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME), sistema reconhecido pela World Federation for Medical Education e professor titular do departamento de Medicina Interna, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Medicina.

Dr. Luiz Gustavo Guilhermano possui graduação em Medicina pela UFSM, Pós-Graduação em Psiquiatria pela PUCRS e Mestrado em Farmacologia pela UFCSPA. Atualmente é colaborador do Centro de Estudos de Psiquiatria Integrada e professor assistente da Escola de Medicina da PUCRS, atuando principalmente nos seguintes temas: psiquiatria, depressão, jovem, medicina e história da medicina, Gerontologia Biomédica e Psiquiatria Geriátrica. Ex-Presidente do Centro de Estudos de Psiquiatria Integrada (Cenespi). Membro do Comitê de Bioética Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS desde 22 de novembro de 2017.

O quê? Arte e Saúde – Personagens ou Pacientes? com Dr. Táki Cordás

Quando? 30 de março

Que horas? às 19h30min

Onde? Canal da PUCRS no YouTube e Facebook PUCRS Cultura.

Outros eventos Veja todos os eventos

• Últimos publicados
  • Mais visualizados