PUCRS sedia encontro de reitores de 30 universidades da Europa e América Latina

Evento promovido em parceria com a Associação Columbus tem como tema universidades inovadoras

28/11/2023 - 14h41

O reitor Ir. Evilázio Teixeira é membro da Junta Diretiva da Columbus e representante da Associação no Brasil. / Foto: Giordano Toldo

Entre os dias 27 e 28 de novembro acontece o Encontro de Reitores sobre Universidades Inovadoras, promovido pela Associação Columbus – com sedes em Paris e Genebra -, em parceria com a PUCRS. Com presença de representantes de 30 universidades da Europa e da América Latina, o encontro é um espaço para debater e compartilhar experiências sobre o futuro da educação superior e a transformação que a inovação promove nas atividades de investigação e ensino-aprendizagem. 

A programação acontece no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e contou com a presença do reitor Ir. Evilázio Teixeira, que é membro da Junta Diretiva da Columbus e representante da Associação no Brasil. Para o reitor, sediar o encontro é uma oportunidade para evidenciar a importância e o protagonismo da Universidade no cenário nacional e internacional, neste ano em que a PUCRS celebra 75 anos.

“Somos uma presença reconhecida no campo da inovação. Exemplo disso é o fato de que a PUCRS, por meio de seu Parque Tecnológico, foi reconhecida na Conferência da Tríplice Hélice, em Barcelona, como o quarto Ecossistema de Inovação Global. Portanto, temos muito pelo que nos alegrar com toda comunidade acadêmica. E o fato de sediarmos esta importante Assembleia da Columbus fortalece nosso posicionamento de buscarmos cooperação e alianças estratégicas”, comenta. 

Leia também: PUCRS participa de conferência sobre Pastoral Universitária no Vaticano

O programa inclui conferências e mesas redondas, onde serão analisados novos modelos educacionais e oportunidades que surgem a partir da pesquisa e inovação. Alguns dos eixos temáticos do evento contemplam a importância estratégica da inovação nas universidades, modelos inovadores de ensino e aprendizagem, conexões entre pesquisa e transferência de tecnologia, e promoção do empreendedorismo universitário, gestão inovadora e colaboração internacional. 

A conferência de abertura El ecosistema de innovación como vector de transformación de la Universidad y la sociedad foi conduzida pelo Superintendente de Inovação da PUCRS, professor Jorge Audy. Além das mesas de debate, o evento também contempla visitas a alguns espaços do Tecnopuc, como os hubs de Saúde, Agronegócio, Inteligência artificial e Educação.  

Na quarta-feira, dia 29 de novembro, a Associação Columbus promove a Assembleia de Membros, apresentando os resultados das atividades realizadas pela associação e as novas orientações e linhas de trabalho para o biênio 2023-2025. 

Sobre a Associação Columbus 

Criada pela Associação Europeia de Universidades (EUA) e pela Associação de Universidades Latino-Americanas (AULA), Columbus é a primeira rede multilateral de executivos universitários. A associação, a qual a PUCRS integra, é uma ponte eficaz na cooperação internacional no Ensino Superior entre a Europa e a América Latina, promovendo o crescimento, a inovação e o desenvolvimento das suas universidades membros. Atualmente é formada por uma rede com 41 universidades em 13 países: Argentina, Irlanda, Itália, Brasil, México, Chile, Colômbia, Nicarágua, Portugal, Costa Rica, Peru, Equador e Venezuela.


Leia Mais Veja todas