PUCRS participa de conferência sobre Pastoral Universitária no Vaticano

Na ocasião, o Papa Francisco recebeu em mãos o livro de 75 anos da PUCRS

28/11/2023 - 11h27

João Fett foi uma das lideranças que participou do evento em Roma. / Foto: Divulgação Vaticano

Entre os dias 23 e 24 de novembro, o Vaticano sediou a Conferência sobre Cuidado Pastoral nas Universidades Católicas. O evento, organizado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação e pelo Cardeal Tolentino de Mendonça, aconteceu em Roma e contou com a presença de lideranças de Centros Pastorais de diversas Universidades Católicas em todo o mundo, inclusive da PUCRS. A Conferência tinha como objetivo ser um momento de análise e reflexão sobre a finalidade e a missão da pastoral universitária, mas também um tempo de escuta e partilha das melhores experiências nesta área. 

O coordenador do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS, João Fett, foi uma das lideranças que participou do evento em Roma. O coordenador aproveitou a ocasião para presentear o Papa Francisco com um presente muito especial: o livro de 75 anos da PUCRS, que conta a história da Universidade e destaca o impacto da instituição marista na sociedade. Para João, conhecer o Papa Francisco foi um momento excepcional. 

“Com entusiasmo e grande admiração, tive a felicidade de saudar o Papa Francisco e entregar a ele o livro publicado em comemoração aos 75 anos da PUCRS. Disse a ele que se tratava da primeira universidade Marista do mundo, e que contávamos com a sua bênção e o seu estímulo para a continuidade de nossa missão. Foi um momento muito significativo!”, conta João. 

João Fett entregou o livro de 75 anos da PUCRS em mãos para o Papa Francisco. / Foto: Arquivo pessoal

Leia também: História de 75 anos da PUCRS é retratada em livro que destaca o impacto da instituição na sociedade

O Papa, durante seu discurso, recomentou que os representantes acompanhem a comunidade universitária, sobretudo os jovens, com cuidado e valorizando cada história: 

“Cuidem [dos jovens], sem buscar resultados imediatos, mas com a esperança certa de que, ao acompanhar os jovens com proximidade e ao rezar por eles, as maravilhas florescem. Mas não florescem da uniformidade: prosperam precisamente com as diferenças, a qual são a sua riqueza”, pontuou Papa Francisco.

A visita de João Fett ao Vaticano dá seguimento à missão realizada pelo vice-reitor da Universidade, Ir. Manuir Mentges, em setembro deste ano. Entre os dias 20 e 22 de setembro, o vice-reitor, junto a outros representantes de universidades da América Latina e do Caribe, estiveram no “Organizando la Esperanza”, um encontro com o Papa Francisco para renovar o compromisso de cuidar do Planeta Terra.  

Na ocasião, Ir. Manuir Mentges ressaltou que participar deste evento ao lado de outros líderes universitários da América Latina, discutindo, entre outros temas, questões cruciais como meio ambiente, desigualdade social e migração foi uma oportunidade única. 

“A audiência com o Papa Francisco foi o ápice, onde suas palavras sobre o papel fundamental da educação na construção de uma sociedade melhor ressoaram profundamente. Sua ênfase na formação de cidadãos globais, promotores da paz e da justiça, bem como seu apelo para apoiar os jovens em sua jornada rumo à liderança servidora, deixaram uma marca na minha mente e no meu coração. Sinto-me revigorado e comprometido em seguir a mensagem do Papa na busca por um mundo mais unido, justo e inclusivo”. 

Leia também: Reitoria da PUCRS participa de Missão Acadêmica na Itália


Leia Mais Veja todas