PUCRS recebe prêmio Ojo de Plata, da Unesco

segunda-feira, 04 de setembro | 2017

O Observatório Regional de Responsabilidade Social para América Latina e Caribe (Orsalc), vinculado ao Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior da América Latina e Caribe, destinará à PUCRS o Ojo de Plata 2017, distinção que reconhece as boas práticas e experiências da Universidade na área de responsabilidade social. O Reitor Ir. Evilázio Teixeira vai receber o prêmio no dia 5 de setembro, durante o 5º Fórum Regional América Latina e Caribe – Responsabilidade Social Territorial, na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima (Peru). Também será agraciada com a distinção a Universidad Nacional de Educación, do Equador, reconhecida por sua educação inclusiva.

O coordenador do Orsalc, Humberto Grimaldo-Durán, explica que o prêmio, anual, criado em 2012, destaca as instituições com mais expressivas experiências em responsabilidade social. “Os projetos da PUCRS são pertinentes, transformam as comunidades. Além de um trabalho interno, são feitas intervenções sociais com as populações mais vulneráveis”, sublinha.

Grimaldo-Durán esteve com o Ir. Evilázio no 7º Encontro de Redes Universitárias e Conselhos de Reitores da América Latina e Caribe, que ocorreu de 27 a 29 de agosto, em Porto Alegre.

Conhecimento deve ter impacto transformador

Humberto Grimaldo-Durán, Ir. Evilázio Teixeira

Grimaldo-Durán e o Ir. Evilázio Teixeira
Foto: Camila Cunha

De acordo com o Ir. Evilázio, o prêmio é motivo de muita honra e satisfação. “Significa que nossos professores, técnicos, pesquisadores e estudantes estão comprometidos com a responsabilidade social. Ao mesmo tempo, é um incentivo para que façamos muito mais e que o conhecimento gerado na Universidade tenha impacto transformador na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.” O Reitor defende que “a formação só pode se desenvolver por meio do reconhecimento de que somos parte de um todo social e pertencemos a uma comunidade e que a desigualdade social afeta a todos e temos de contribuir para a mudança da sociedade”. Na sua concepção, as universidades devem se abrir, por meio do currículo e de atividades extracurriculares, às comunidades a que pertencem. “Elas não podem estar fechadas intramuros. Precisam dialogar constantemente com as empresas, governos e sociedade. Uma universidade inovadora e moderna deve ser protagonista no processo de desenvolvimento de seu país.”

Observatório Regional

A PUCRS é uma das candidatas a sediar o Observatório, que tem por objetivo estimular políticas públicas. O Brasil ainda não tem representantes. Montado pela Unesco em parceria com universidades e empresas, funciona no México, República Dominicana, Colômbia, Peru, Chile e Paraguai.

Mais recentes