Universidade integra evento preparatório para conferência da Unesco

Atividade propõe o fortalecimento da educação superior na América Latina e Caribe

29/08/2017 - 10h08
7º Encontro de Redes Universitárias e Conselhos de Reitores da América Latina e Caribe,UFRGS, PUCRS,Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, 3ª Conferência Regional de Educação Superior (Cres),Ir. Evilázio Teixeira, Observatório Regional de Responsabilidade Social para América Latina e Caribe (Orsalc), Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior da América Latina e Caribe, Humberto Grimaldo-Durán,Jorge Audy,Marilia Morosini, Rosaura Ruiz Gutiérrez

Audy, Marilia Morosini, Ir. Evilázio e Grimaldo-Duran
Foto: Camila Cunha/PUCRS

Porto Alegre está recebendo o 7º Encontro de Redes Universitárias e Conselhos de Reitores da América Latina e Caribe, que ocorre até esta terça-feira, 29 de agosto, na UFRGS. O evento, promovido por UFRGS, PUCRS e Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, é preparatório para a 3ª Conferência Regional de Educação Superior (Cres), que ocorrerá em Córdoba (Argentina), em 2018.

Tendo como tema A educação superior regional tendo em vista o desenvolvimento sustentável, a atividade visa formular uma estratégia conjunta que reflita as aspirações e os compromissos das mais de cem redes com o fortalecimento da educação superior regional. Para o Reitor Ir. Evilázio Teixeira, o Brasil, e de maneira especial o Rio Grande do Sul, por sua proximidade geográfica e cultural com países da América do Sul, necessita intensificar sua participação e contribuição junto às instituições universitárias latino-americanas na construção de redes cada vez mais fortes e representativas nos cenários regional e internacional.

A PUCRS é uma das candidatas a sede do Observatório Regional de Responsabilidade Social para América Latina e Caribe (Orsalc), vinculado ao Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior da América Latina e Caribe, que tem por objetivo estimular políticas públicas. O Brasil ainda não tem representantes. Montado pela Unesco em parceria com universidades e empresas, funciona no México, República Dominicana, Colômbia, Peru, Chile e Paraguai, e tem como coordenador Humberto Grimaldo-Durán.

Desafios das universidades

Ir. Evilázio acredita que são exigidas novas interfaces com a sociedade. “Não se trata apenas de promover a formação de profissionais competentes para o mercado de trabalho, senão, ser a promotora de autêntica excelência humana, pessoal, social e profissional. A relevância da universidade deve ser avaliada em termos do ajuste entre o que a sociedade espera das instituições e o que elas realizam de fato. A educação superior necessita reforçar suas atividades extensivas à sociedade, voltadas para a eliminação da pobreza, intolerância, violência, analfabetismo, fome, deterioração do meio ambiente e enfermidades”, destaca o Reitor.

Segundo o assessor da Reitoria na área de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUCRS, Jorge Audy, a educação superior é um fator de desenvolvimento econômico e social da América Latina. Lembra ainda o desafio de ampliar a inclusão com qualidade. Apenas 30% dos jovens de 18 a 24 anos da região estão na universidade. No Brasil, o índice é ainda mais baixo, de 15%. Audy cita outra demanda: aumentar a mobilidade entre estudantes da América Latina.

Inovação social

A coordenadora de Projetos da Universidad Nacional Autónoma de México, Rosaura Ruiz Gutiérrez, falou durante o encontro de redes universitárias sobre a necessidade de expandir a visão da inovação social a serviço da melhoria da qualidade de vida. “Sempre que se fala em inovação, se pensa em ciência e tecnologia, englobando áreas como física, matemática, biologia e química. Também deve se levar em conta a inovação social. Cientistas e tecnólogos devem pensar em inovações que respondam às necessidades das pessoas. O interesse fundamental deve ser o bem-estar da humanidade.” Rosaura lembra que a tecnologia deve chegar a populações mais vulneráveis. Uma mamografia, por exemplo, não está acessível a todas as mulheres para prevenção do câncer de mama. “Penso nos grupos da Amazônia ou em Chiapas, que não têm acesso a essa forma de medicina.”

Ciclo de Palestras

7º Encontro de Redes Universitárias e Conselhos de Reitores da América Latina e Caribe,UFRGS, PUCRS,Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, 3ª Conferência Regional de Educação Superior (Cres), Observatório Regional de Responsabilidade Social para América Latina e Caribe (Orsalc), Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior da América Latina e Caribe, Humberto Grimaldo-Durán,Jorge Audy,Rosaura Ruiz Gutiérrez

Jorge Audy e Rosaura Gutiérrez
Foto: Camila Cunha/PUCRS

De outubro de 2017 a maio de 2018, a PUCRS promoverá o Ciclo de Palestras relativas à 3ª Conferência Regional de Educação Superior. A primeira ocorrerá no dia 6 de outubro, com o Reitor, tratando da Educação superior na América Latina. O evento, coordenado pelos professores Audy e Marília Morosini, visa preparar um documento com contribuições da Universidade ao encontro regional visando à Conferência Mundial da Unesco sobre Ensino Superior, em 2019, em Paris. Diversidade cultural e interculturalidade, Internacionalização e integração regional, O papel da educação superior diante dos desafios sociais na América Latina, A pesquisa e a inovação como motor do desenvolvimento econômico e social, O desenvolvimento sustentável e Reflexões e manifesto da educação superior latino-americana são os temas dos outros encontros.