Programa Hangar busca transformar pesquisas em negócios inovadores

segunda-feira, 05 de junho | 2023

Foto: Divulgação

Conectar pesquisas acadêmicas e o ecossistema de empreendedorismo da PUCRS, gerando projetos inovadores e transformando ideias em negócios. Esse é o objetivo do Programa Hangar, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 8 de agosto, neste link. Serão selecionadas até 10 propostas para participarem do Hangar. Ao final do Programa, os projetos serão avaliados por uma equipe interdisciplinar, composta por professores, profissionais do mercado e membros do Tecnopuc. O regulamento completo do Hangar pode ser conferido aqui.

A iniciativa visa despertar o olhar empreendedor de doutorandos dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS, oportunizando o contato com palestras e workshops com outros pesquisadores e profissionais de mercado, networking com empreendedores e atividades práticas e mentorias com acompanhamento individual para cada projeto. As atividades acontecem entre os meses de agosto e outubro de 2023. Doutores, mestres e mestrandos vinculados à PUCRS, assim como outros membros, poderão participar das atividades do Programa, desde que façam parte da equipe do projeto submetido pelos/as doutorandos/as.

Conexão entre ciência e sociedade

Para o Diretor de Pós-Graduação da PUCRS, Luiz Gustavo Leão Fernandes, a geração de negócios a partir das pesquisas acadêmicas é uma tendência mundial e estar preparado para entender e atuar em ecossistemas de inovação e empreendedorismo amplia o leque de oportunidades de carreira, preparando para contribuir na transferência de conhecimento para a sociedade.

“O sistema de pós-graduação Stricto Sensu da PUCRS consolidou uma posição de liderança entre os melhores do país conforme o resultado da última avaliação quadrienal da CAPES. Aos estudantes dos nossos Programas é oportunizada uma formação abrangente com destaque para a produção científica de qualidade, a internacionalização, o impacto social e a inovação e empreendedorismo. O Programa Hangar parte para sua segunda edição como uma das nossas iniciativas mais sólidas e destacadas na implantação de uma cultura de inovação e empreendedorismo no nosso ecossistema de pós-graduação e pesquisa. Essa iniciativa abre novas possibilidades de atuação profissional para nossos alunos e egressos, aproximando-os do mercado e consolidando nossa missão de formação de indivíduos com capacidade para geração de impacto positivo na sociedade.”, destaca Fernandes.

Caminhos com foco na inovação

O Hangar é dividido em quatro trilhas com conteúdos e atividades que contribuem para a exploração de oportunidades de mercado a partir da pesquisa dos participantes do Programa. A intenção das trilhas é que o/a pesquisador/a possa conhecer as possibilidades empreendedoras e aplicá-las nas pesquisas.

“Há mais de duas décadas o Tecnopuc atua na integração da comunidade acadêmica com o mercado para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A primeira edição do Hangar reuniu pesquisadores de 15 PPGs da PUCRS que, ao longo de 3 meses, exploraram oportunidades de levar a mercado suas pesquisas, por meio de negócios ou produtos inovadores. É com entusiasmo que vivenciamos essa integração cada vez mais ativa, reforçando o propósito de promover a transformação do conhecimento em desenvolvimento através do apoio a geração de spin-offs da pesquisa”, explica a Gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, Flávia Fiorin.

Sobre as trilhas

Data Etapas
15/08 – terça-feira Encontro de kick-off

Painel: Ecossistemas de Inovação, dados de ciência e inovação no Brasil