Ir. Manuir Mentges assume a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

terça-feira, 11 de julho | 2017

Posse do novo Pró-Reitor PROEX

Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

Uma nova liderança para um novo perfil de relacionamento da PUCRS com a comunidade. Com essa proposta tomou posse nesta terça-feira, 11 de julho, Ir. Manuir Mentges como Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários. Seu objetivo na atuação à frente da Proex é “atuar com atitude de escuta, diálogo e construção coletiva”, levando em conta a missão da Universidade e a proposta da atual gestão de coerência, simplicidade e consistência. O evento ocorreu no Salão Nobre da Reitoria, com a presença de pró-reitores, decanos e gestores de unidades universitárias.

Na visão do novo Pró-Reitor, a Proex tem papel importante em processos-chave da Universidade, favorecendo experiências significativas por meio das áreas de relacionamento, social e cultural. Mentges sinalizou que pretende “fortalecer a dimensão comunitária como forma de engajamento e promover uma experiência de pertença”. Ele acrescentou que assume o cargo “traçando processos e projetos que conduzam nossos estudantes, docentes e técnicos, em todos os níveis, a realmente viver o ambiente e a experiência universitária enquanto oportunidade de formação integral e de crescimento em todos os sentidos”.

O Reitor, Ir. Evilázio Teixeira, afirmou que “em uma instituição de ensino superior, a educação se faz sempre na relação com as pessoas e para as pessoas, o que torna importante a participação, e isso exige grande solidariedade humana, uma dimensão comunitária unindo as diversas áreas do saber que compõem a Universidade”. Para ele, “essa é a missão primeira da Proex: ajudar a sermos comunidade, aprender uns com os outros, fazendo com que as nossas relações possam ser um exemplo vivo de como gostaríamos que fosse o futuro”. Teixeira também manifestou seu agradecimento ao professor Sergio Gusmão, que deixou o cargo de Pró-Reitor. “Obrigado, Gusmão, pelo aprendizado, o coleguismo, a liderança da Proex, o compromisso e a lealdade para com a Instituição”, reconheceu.

Posse do novo Pró-Reitor PROEX

Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

Ir. Manuir Mentges

Graduado em licenciatura e bacharelado em Filosofia pela PUCRS, Ir. Manuir tem construído sólida trajetória no campo da gestão educacional. Possui Especialização em Gestão da Educação, Mestrado em Educação e MBA em Gestão Empresarial. Também possui formação complementar na área da Teologia, Liderança e Gestão Educacional. No momento, está cursando MBA em Gestão de Projetos pela PUCRS.

Ao longo de sua trajetória, foi professor, coordenador de Pastoral Juvenil e Pastoral Escolar e diretor de Colégios Maristas. Nos últimos anos e até o momento, atua como gerente Educacional dos colégios da Rede Marista e, desde janeiro de 2017, como assessor da Reitoria da PUCRS. Também é membro do Conselho Administrativo da Rede Marista e integra instâncias decisórias na União Marista do Brasil.

Extensão na PUCRS

No ano de 1978 foram criadas as superintendências Comunitária e de Extensão, primeiras estruturas da PUCRS vinculadas à Reitoria a desenvolver e promover eventos, acompanhar projetos de formação continuada e de atenção à comunidade. O primeiro superintendente de Extensão foi o Ir. Faustino João. No ano de 1984, o órgão ganhou o nome de Pró-Reitoria de Extensão. Já a área de Assuntos Comunitários ganhou status de Pró-Reitoria em 1983. Com a sigla PRAC, foi inicialmente conduzida pelo Ir. Modesto Girotto. Recentemente, no ano de 2012, os dois segmentos foram integrados, dando origem à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).

Mais recentes