Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

A Universidade

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul está entre as mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil. O marco inicial foi o Curso Superior de Administração e Finanças, criado em março de 1931 e reconhecido pelo Decreto nº 23.993, de 1934, já sob a denominação de Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas.

Foi equiparada a universidade por meio do Decreto nº 25.794, de 9 de novembro de 1948. Entidade privada sem fins lucrativos, mantém vínculo jurídico com sua mantenedora, a União Brasileira de Educação e Assistência – UBEA, entidade jurídica de direito privado.

É uma instituição confessional católica e comunitária, tendo como Chanceler o Arcebispo de Porto Alegre. O título de Pontifícia, outorgado pelo Papa Pio XII, em 1º de novembro de 1950, simboliza a marca de união e de filial devotamento à Santa Sé.

Constitui-se fisicamente pelo Campus Central, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e por outra unidade do Tecnopuc, em Viamão, na Região Metropolitana.

O brasão com a inscrição “Ad verum ducit”, significando “Conduz à verdade”, e a bandeira, com o brasão em seu centro, são as armas que representam a Instituição.


Missão

A PUCRS, fundamentada nos direitos humanos, nos princípios do cristianismo e na tradição educativa marista, tem por Missão produzir e difundir conhecimento e promover a formação humana e profissional, orientada pela qualidade e pela relevância, visando ao desenvolvimento de uma sociedade justa e fraterna.

Visão

Em 2022, a PUCRS, em conformidade com a sua Missão, será referência internacional em Educação Superior por meio da Inovação e do Desenvolvimento social, ambiental, científico, cultural e econômico.

A Universidade

É uma instituição de ensino superior, de pesquisa e de extensão, constituída por um conjunto de unidades (escolas, institutos, etc.), que promove a formação profissional e científica de pessoal de nível superior, a realização de pesquisa teórica e prática nas principais áreas do saber, o armazenamento e a divulgação de seus resultados e a promoção de atividades de extensão.

Católica

O substantivo “Universidade” é acompanhado do adjetivo “Católica”, pelo qual a PUCRS assume o compromisso com a integração das diferentes áreas do conhecimento, o diálogo entre a fé e a razão, a preocupação ética e uma perspectiva teológica, numa relação estreita com a comunidade cristã e a Igreja Católica.

Pontifícia

O título de “Pontifícia” é uma distinção outorgada pelo Papa a uma universidade católica. É o reconhecimento à contribuição de uma instituição universitária ao bem da Igreja no que diz respeito à formação superior, tanto nas ciências, quanto nas artes.

Brasão

Brasão da Universidade

Bandeira

Bandeira da Universidade

Mantenedora

A PUCRS é mantida, desde o ano 1994, pela União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA), entidade civil da Rede Marista. A Rede está presente em 18 cidades do Rio Grande do Sul, em Brasília e na Região Amazônica e, além da Universidade e do Hospital São Lucas, compreende também ColégiosUnidades Sociais.

Conselho Administrativo

  • Presidente
    Ir. Inacio Nestor Etges
  • Vice-presidente
    Ir. Deivis Alexandre Fischer
  • Tesoureiro
    Ir. Lauro Francisco Hochscheidt
  • Secretário
    Ir. Manuir José Mentges
  • Conselho Administrativo
    Ir. Evilázio Francisco Borges Teixeira
    Ir. Lauro Francisco Hochscheidt
    Ir. Odilmar José Civa Fachi
    Ir. Sebastião Antonio Ferrarini
    Alvaro Luis Lopes Quintas
    Paulo Otávio Mussi Augusto

Estatuto e Dirigentes

Estatuto da mantenedora

Marco Referencial

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul é uma instituição comunitária de educação superior, que atua no ensino, na pesquisa e na extensão, em permanente interação com a sociedade, visando à formação de cidadãos responsáveis, autônomos, inovadores e solidários, com vistas ao desenvolvimento científico, cultural, social e econômico. Como instituição integrante da sociedade civil, a PUCRS reconhece os valores democráticos e republicanos do Estado de Direito, respeitando os direitos fundamentais e a dignidade da pessoa humana. É regida por seu Estatuto, por seu Regimento Geral e pelas normas jurídicas em vigor, tendo como referência de sua identidade a fé cristã e a tradição educativa marista, e atuando constantemente na promoção e proteção do ser humano, da vida e do ambiente.