24º Salão de Iniciação Científica da PUCRS recebe inscrições

Evento acontece entre os dias 2 e 6 de outubro, reunindo bolsistas de diferentes áreas

05/07/2023 - 09h01
iniciação cientifica

Interessados/as podem se inscrever até o dia 18 de agosto de forma online. / Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o 24º Salão de Iniciação Científica (SIC) da PUCRS, que acontece entre os dias 2 e 6 de outubro. Interessados podem se inscrever neste link até o dia 18 de agosto. O encontro busca proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação Científica em projetos orientados por pesquisadores.

Além de promover a divulgação da pesquisa no âmbito da graduação da Universidade e da comunidade científica e acadêmica em geral, o evento também incentiva a participação dos alunos de graduação em programas de Iniciação Científica.

Em sua 24ª edição, os trabalhos apresentados no SIC serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: qualidade do resumo, domínio do conteúdo, contribuição para o desenvolvimento da pesquisa, clareza/objetividade na exposição oral do trabalho, utilização adequada do tempo de apresentação, adequação das respostas aos questionamentos da banca avaliadora.

Todos os trabalhos que obtiverem a nota máxima cinco serão considerados Trabalhos Destaque e receberão um Certificado. Os melhores Trabalhos Destaque por Grandes Áreas serão selecionados seguindo os critérios descritos no Regulamento. Os vencedores serão anunciados no evento de Premiação.

Alunos e alunas da PUCRS, assim como externos vinculados a bolsas institucionais da Universidade têm isenção no valor da inscrição. Para os demais estudantes de outras instituições de ensino, o valor da inscrição é de R$ 100, com um limite de inscrições. Acesse o site para se inscrever e conferir a programação e demais informações sobre o evento.

Bruna Boizonave Andriola, aluna do curso de Ciências Biológicas, participou do evento no ano passado. / Foto: Matheus Gomes

Incentivo e reconhecimento

Na edição do ano passado, uma das premiadas no evento foi a aluna de Ciências Biológicas, que apresentou a pesquisa Filogeografia das tartarugas-marinhas do gênero Lepidochelys, sob orientação do professor Sandro Bonatto.

“A partir da iniciação científica pude conhecer mais sobre evolução e genética e aprender como fazer ciência. Atualmente me vejo seguindo na área de pesquisa e ser reconhecida nisso é um impulso muito incentivador. Trabalhar com bioinformática e genética é o que me cativa, é como estudar para entender a história do mundo”, destaca a aluna.

Leia também: Salão de Iniciação Científica: confira os destaques de 2022


Leia Mais Veja todas