Universidade é referência nacional na investigação da vida marinha

terça-feira, 04 de junho | 2019

Foto: Bruno Todeschini

Estudantes de graduação, mestrado e doutorado com o professor Sandro Bonatto / Foto: Bruno Todeschini

Estudos de evolução e de conservação de mamíferos marinhos, sequenciamento genético, de identidade e diversidade, conexão e migração entre a população de baleias brasileiras e do mundo. O grupo de pesquisa coordenado pelo professor Sandro Bonatto, do Programa de Pós­Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade, da Escola de Ciências, é um dos maiores na área no Brasil e atua em parceria com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ) e com a Petrobras. No Laboratório de Biologia Genômica e Molecular, estudantes de graduação, mestrado e doutorado desenvolvem atividades com apoio do professor, de técnicos e outros pesquisadores.

Outra forma de atuar com o IBJ é através de estágio, que foi o caso de Bárbara Menegotto (dona da foto da cauda de baleia), aluna de Biologia e funcionária na secretaria da pós-graduação da Escola de Negócios. Entre julho e dezembro de 2017, ela participou de atividades na região de Abrolhos. Observou baleias a bordo de um barco, identificou caudas, coletou material, fez triagem e catalogação de amostras, posteriormente enviadas à PUCRS para análises.

Leia mais na reportagem O Genoma Da Vida Marinha, da Revista PUCRS.

Mais recentes