Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

ATENÇÃO: O PPG em Zoologia da PUCRS mudou de nome, agora somos o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade.

Veja abaixo mais informações sobre esta mudança

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO 2019/1

Consulte, em Ingresso, os Editais de MESTRADO e de DOUTORADO.

ESTUDIANTES EXTRANJEROS

Para los estudiantes con fluidez en español, siga las instrucciones en el “Edital de Seleção”, en el enlace “Ingresso“. Cualquier aclaración adicional, por favor contactar la secretaria del programa (eebpg.ciencias@pucrs.br). Estudiantes provenientes del extranjero tendrán que informar número de pasaporte y respectivo correo electrónico.

FOREIGN STUDENTS

Foreign students interested in applying to our post-graduate program (MSc or PhD) which are not fluent in Portuguese or Spanish, please contact the secretary of the program (eebpg.ciencias@pucrs.br) before October 30th for instructions.

Por quê mudamos de nome?

O nosso programa de Pós-Graduação iniciou em 1978, focado na Zoologia Sistemática. Nestes 40 anos de história, o programa passou pelas transformações naturais do corpo docente e principalmente pela própria evolução da pesquisa em Biodiversidade. Atualmente temos um corpo de docentes pesquisadores bastante diverso, trabalhando em ecologia, evolução e sistemática de vários grupos de organismos, que extrapolam o que tradicionalmente se define como Zoologia. Após um processo de avaliação interna, o corpo docente do PPG, junto com o corpo discente, decidiu que PPG em Ecologia e Evolução da Biodiversidade é uma denominação mais coerente para nosso programa e que reflete melhor as nossas linhas e projetos de pesquisa atuais.

Quais as consequências imediatas desta mudança?

Destacamos que nossos docentes orientadores permanecem os mesmos, com suas linhas de pesquisa já estabelecidas, pois não se trata de um novo Programa de Pós-Graduação, apenas uma adequação da denominação às características atuais do programa.

E para o futuro do PPG?

Com a nova denominação poderemos ampliar as pesquisa para áreas da ecologia, evolução e sistemática que não seriam adequadas na denominação antiga, Zoologia.

Se tiver alguma dúvida ou pergunta, entre em contato: eebpg.ciencias@pucrs.br ou (51) 3320.3568.

Bolsas CNPq e CAPES

O Programa dispõe de diversas bolsas oferecidas pelas agências de fomento (Capes e CNPq) nas modalidades de Bolsa integral (auxílio mensal padrão das agências para manutenção do aluno + custeio das mensalidades escolares) e Bolsa parcial (apenas custeio das mensalidades escolares), que são distribuídas conforme disponibilidade seguindo a classificação no processo seletivo e de acordo com as normas exigidas pelas agências.

Se você tiver dúvidas sobre bolsas, entre em contato.

programas-ecologia-banner-capes