Estudantes da Escola de Negócios têm aula prática sobre desenvolvimento econômico em Santa Catarina

Alunos/as do curso de Administração foram até a cidade Concórdia (SC) para colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso

15/06/2023 - 10h32
Estudantes da Escola de Negócios

Estudantes e professores de Administração realizaram uma visita técnica na cidade de Concórdia (SC). / Foto: Arquivo pessoal

Os estudantes do curso de Administração, das quatro linhas de formação (Administração de Empresas, Negócios Internacionais, Marketing e Liderança e Gestão de Pessoas) da Escola de Negócios, por meio da disciplina de Projeto Integrador II, visitaram a cidade de Concórdia, no oeste do estado de Santa Catarina. O objetivo da viagem foi conferir as potencialidades do município, além de visitar empresas e instituições locais, para entender melhor sobre desenvolvimento econômico e agronegócio. 

A disciplina tem como objetivo viabilizar a prática de gestão por meio de um projeto aplicado que integre os conhecimentos e habilidades já desenvolvidas ao longo do curso. Para isso, uma das atividades é uma visita de campo, atrelada a uma pesquisa prévia sobre o contexto a ser visitado. No primeiro semestre de 2023, o contexto escolhido foi a cadeia do agronegócio da cidade de Concórdia. A escolha se deu pelo fato da cidade possuir um desenvolvimento expressivo neste setor. Em 2021, o agronegócio atingiu a marca de cerca de mais de 1 bilhão movimentado na produção primária, com destaque para a criação de suínos, aves, plantações de milho e soja em minifúndios. 

Leia mais: Escola de Negócios: conheça as práticas dos cursos da PUCRS

Ionara Rech e Maurício Schaidhauer, professores da Escola de Negócios, e seus/as estudantes foram recebidos na cidade pelo prefeito, Rogério Pacheco, e pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Mauro Martini, no Centro Cultural de Concórdia. Os representantes do poder público apresentatam um pouco das políticas e práticas da prefeitura para apoio ao setor. Além disso, os/as estudantes exploraram a cidade com visitas a estabelecimentos locais, como o Memorial Attilio Fontana e o Parque Fritz Plaumann, que tem um papel importante na preservação ambiental da cidade. 

Na saída de campo, os estudantes passearam pelos estabelecimentos locais, como restaurantes e também tiveram a oportunidade de conhecer Sede Brum, uma pequena comunidade no interior de Concordia. Os/as estudantes foram recebidos pelos residentes com um almoço típico italiano e música. 

A programação foi intensa e permitiu que os estudantes conhecessem uma cadeia produtiva de grande relevância econômica. Além disso, eles/elas também conseguiram vivenciar uma outra, com práticas diferentes. Agora, os/as professores/as esperam que os/as estudantes da disciplina do sétimo semestre consigam fazer as relações com as outras matérias já cursadas de forma a consolidar competências existentes e desenvolver novas. Eduardo Fontana de Gasperin, aluno da Administração de Empresas, vindo de Santa Catarina, afirma que foi uma experiência muito enriquecedora e marcante: 

“Pudemos ver uma realidade diferente. Sair de Porto Alegre, uma cidade grande, e ir para uma cidade fora do Estado, que tem uma cultura diferente, hábitos diferentes, uma economia diferente, e poder observar tudo isso de fato, não pela internet. O principal aprendizado foi ver essa cadeia do agronegócio ao vivo, na prática, saindo da nossa bolha.”, afirma. 

Estude Administração na PUCRS


Leia Mais Veja todas