Documentário Infância Falada é exibido em Universidades dos EUA

terça-feira, 10 de outubro | 2017

Documentário Infância Falada

Foto: Divulgação

O documentário Infância Falada, produzido pelo Centro de Análises Econômicas e Sociais da PUCRS (Caes) e pela Conta Pra Mim Filmes será apresentado em três universidades dos Estados Unidos. No dia 16 de outubro ocorre a exibição na New York University, no dia 18, na Hofstra University e no dia 19, será a vez da Columbia University. Fruto da pesquisa Infância e Violência: Cotidiano de Crianças Pequenas em Favelas do Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, o vídeo tem direção do professor da PUCRS Hermílio Santos e da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Kamila Almeida. Após a apresentação do documentário, haverá debate sobre o tema com a participação do professor Hermílio Santos. O filme tem versões em inglês, alemão e espanhol.

Foram quatro meses de filmagens, acompanhando crianças participantes dos projetos sociais Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, Ceará; Ser Criança, de Araçuaí, Minas Gerais; Favela News, de Recife; Orquestra Maré do Amanhã, do Rio de Janeiro; e Caminhos da Leitura, de São Paulo.

Em 53 minutos e com versões em inglês e alemão, o filme é permeado por depoimentos emocionantes e manifestações artísticas dos pequenos, mostrando que suas vidas mudaram muito com as iniciativas sociais. São inúmeros exemplos de crianças e jovens que conseguiram ensinar suas famílias a resolver conflitos por meio do diálogo, com o sonho de levar a paz para sua comunidade. A pesquisa e o documentário foram financiados pela Fundação Bernard van Leer, da Holanda.

Mais recentes