Formação para quem quer criar soluções inovadoras e de impacto: conheça o novo curso de Design da PUCRS

A partir de 2024, graduação ganha novo formato, com proposta mais integrada, multidisciplinar e conectada à lógica do mercado

05/12/2023 - 17h04
curso de design

Foto: Camila Cunha

As redes sociais transformaram a maneira como as pessoas se comunicam: o fluxo intenso de estímulos exige, cada vez mais, uma comunicação visual atraente e que se conecte com o público. Os modelos de negócios e a forma de consumir produtos e serviços estão se transformando de forma acelerada e o impacto dessas mudanças está diante dos olhos de quem está alerta. Tudo é feito pela tela de um smartphone, desde as compras do supermercado até investimentos e consultas médicas. Para isso, é preciso que os aplicativos sejam de fácil acesso, com um layout intuitivo. A popularização do trabalho remoto alterou as dinâmicas de trabalho e trouxe outras prioridades: qual a melhor cadeira para quem trabalha o dia todo sentado?  

Mais do que nunca, a sociedade precisa de profissionais preparados/as para desenvolver soluções de valor, que impactem as pessoas e o mundo. Atenta a este cenário, o curso de Design da PUCRS propõe uma formação ainda mais integrada, multidisciplinar e conectada à lógica do mercado. A partir de 2024, os/as estudantes terão um aprendizado abrangente e estratégico, integrando habilidades de diversas áreas, como comunicação visual, moda, tecnologia, mobiliário, jogos e produtos. 

Leia também: Prêmio Bornancini: estudante de Design da PUCRS ganha Destaque Acadêmico do Ano

“O mercado precisa de profissionais do design com competências diversas, que tenham a capacidade de pensar de forma sistêmica e com foco na solução de problemas. Nosso objetivo é oportunizar aos nossos alunos e alunas uma formação dinâmica, com um conjunto diversificado de competências, para que possam enfrentar desafios complexos e inovar de forma eficaz em diversas áreas do design, explica Claudia Adriana Oliboni Nichetti, coordenadora do curso.  

Oportunidade para desenhar o mundo que se sonha  

curso de design

Foto: Reprodução Famecos

O design tem um papel significativo na concepção da sociedade em que vivemos, influenciando desde a estética e a funcionalidade das coisas, serviços e produtos até a interação entre as pessoas e a forma como vivem. Hoje, independentemente da área do design em que o/a estudante se especializar, o pensamento estratégico, sistêmico e inovador precisa estar presente.  

Leia também: Estudantes do curso de Design desenvolvem brinquedos para crianças atendidas pelo Pão dos Pobres

Para garantir que o/a aluno desenvolva essas habilidades, a Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS (Famecos) proporciona um percurso acadêmico que vai além da sala de aula: você terá acesso a um ecossistema de oportunidades, conectado à indústria criativa e a espaços dedicados à inovação tecnológica e ao empreendedorismo. Além disso, a flexibilidade do currículo permite que os/as estudantes enriqueçam a formação com disciplinas de outros cursos, proporcionando uma experiência de aprendizado ainda mais abrangente. 

“O curso se destaca pela conexão constante entre a prática e a teoria. Desde o primeiro semestre, os estudantes se engajam no desenvolvimento de projetos reais, colaborando diretamente com clientes e casos concretos. Essa abordagem integrada proporciona uma experiência única, permitindo que os conhecimentos adquiridos em sala de aula sejam aplicados de maneira prática e imediata. Dessa forma, os alunos não apenas absorvem conceitos teóricos, mas também cultivam habilidades essenciais, preparando-se para desafios do mundo real ao longo de sua jornada acadêmica”, ressalta a coordenadora.  

Ao ingressar no mercado, o/a profissional de Design terá a oportunidade de atuar em inúmeras áreas, já que a essência do trabalho está nas pessoas e no impacto que as soluções desenvolvidas irão causar na vida e na rotina de alguém. Como designer, é possível oferecer soluções inovadoras para desafios sociais, por exemplo, criando produtos, serviços e ambientes acessíveis para melhorar a qualidade de vida de pessoas e comunidades.  

Leia também: Inquieto, curioso e atualizado: assim é o profissional de comunicação e criatividade

Construindo uma base sólida para uma carreira de sucesso 

A Famecos se destaca por seu portfólio rico em cursos de graduação, pós-graduação e extensão, além de estar em um ecossistema completo de inovação que permite a junção de muitas possibilidades em um só lugar. O percurso formativo aberto é uma possibilidade que permite aos/às alunos/as a descoberta das suas principais áreas de interesse, pois oportuniza o ingresso em disciplinas de outros cursos da Escola e uma personalização da formação.   

“O mercado está sempre presente nos cursos da Famecos. Costumamos trazer profissionais para a sala de aula. Hoje, além do professor pesquisador, temos um perfil de professor que é aquele que também está no espaço das práticas profissionais em agências, escritórios de design, consultorias e empresas em geral, vivenciando as rotinas do dia a dia da comunicação, das artes e do design. Assim, o aluno tem uma porta de entrada para o ambiente de trabalho. Já faz seu networking durante as aulas”, destaca a professora e decana da Escola, Rosângela Florczak. 

Em termos de estrutura, a Famecos possui um grande conjunto de laboratórios e estúdios, entre eles: laboratório de design e estúdios de TV, rádio e fotografia. Veja todos os detalhes aqui.  

CONHEÇA O NOVO CURSO DE DESIGN DA PUCRS


Leia Mais Veja todas