Comunicado Oficial sobre segurança no Campus

quarta-feira, 12 de abril | 2023

Caros/as estudantes, famílias e colaboradores/as,

A Universidade está consciente e atenta ao volume de mensagens que circulam nas redes sociais e aplicativos de conversa, fazendo menção aos atos violentos vivenciados recentemente no País, assim como às mensagens de ameaça que estão sendo disseminadas com alta frequência.

Diante desse cenário, nosso plano de segurança foi reforçado dentro e nos arredores de todo o Campus desde o início da semana. Temos um comitê monitorando o assunto e tomando providências com a seriedade e a agilidade que a situação impõe.

Compartilhamos, a seguir, as medidas tomadas até o momento:

• Autoridades e órgãos de segurança pública foram acionados.
  • O reforço de segurança foi ampliado desde a segunda-feira, inicialmente no entorno do Colégio Marista Champagnat.
  • Desde o dia de hoje, terça-feira, o efetivo também foi ampliado em todo o Campus, rondas foram intensificadas, assim como outras medidas de controle e vigilância.
  • Ainda nesta terça-feira, prédios, banheiros, corredores e espaços do Campus foram vistoriados cuidadosamente durante o dia e especialmente a partir do final da tarde. Nenhuma mensagem ou anormalidade foi detectada.
  • Nossos seguranças motorizados estão circulando permanentemente dentro dos espaços do Campus, tanto na Quadra Sul (Campus Universitário) quanto na Quadra Norte (HSL, INSCER, Parque Esportivo e demais Unidades de Saúde).
  • Destacamos que temos mais de 600 câmeras de segurança que monitoram os espaços da Universidade, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Pedimos também que não hesitem em reportar a nossa Ouvidoria, toda nova informação e/ou movimentação atípica que gere insegurança a nossa comunidade:

Considerando tais medidas, as atividades no Campus, até o momento, estão mantidas, incluindo aulas em todos os níveis de ensino.

Nossa identidade Católica e Marista nos inspira neste momento a também refletir sobre nosso papel individual e coletivo diante de situações dessa natureza, e outras que vão de encontro à promoção da cultura da paz e, de alguma forma, afrontam a dignidade humana. Por isso, recomendamos que sejamos cuidadosos/as uns com os outros, não compartilhando mensagens que incitem medo, coloquem a vida de outras pessoas em risco ou contribuam para gerar uma atmosfera de pânico.

Seguimos monitorando a situação atentamente e qualquer nova informação será anunciada nos nossos canais com a maior brevidade possível.

Mais recentes