Núcleo de Apoio Psicossocial

O Núcleo de Apoio Psicossocial foi criado em 2006 sendo originalmente denominado Centro de Apoio Psicossocial com a finalidade de atender as necessidades de estudantes que apresentavam algumas dificuldades indicadoras de sofrimento psíquico e que impactavam diretamente nos processos de ensino e aprendizagem. Para tal, foi constituída uma equipe multidisciplinar a partir das áreas da Psicologia, Serviço Social, Pedagogia e Psiquiatria que construíram e implantaram uma proposta de trabalho que passou atuar diretamente com os estudantes e professores da nossa Universidade.
Atualmente, o Núcleo de Apoio Psicossocial composto por uma equipe multidisciplinar de Psicólogos, Assistente Social, Psiquiatra e Psicopedagogo, se vincula ao Centro de Apoio Discente e integra a rede de serviços da Universidade, constituindo–se num espaço de escuta sem ônus financeiro, onde são realizados acolhimentos, apoio e encaminhamentos, quando necessário.
Constitui-se desta forma, um trabalho que se impõem como uma necessidade atual para a Universidade que busca a excelência acadêmica com o olhar voltado ao humano. Legitima-se como espaço de escuta, intervenção e mediação frente as dificuldades decorrentes dos processos de ensino e aprendizagem e demais questões que envolvem a condição humana, onde estudantes, professores e gestores tem apoio para trabalhar:

  • Auxílio no enfrentamento das dificuldades que possam interferir no processo de ensino e aprendizagem;
  • Ações que auxiliam o (a) aluno (a) a construir a sua maturidade, atitudes e habilidades para além da construção do conhecimento teórico;
  • Ações que contribuem em soluções para as questões e ou dificuldades enfrentadas;
  • Mediação de conflitos;
  • Ampliação da rede social de apoio do estudante para atendimento de suas necessidades e demandas;
  • Identificação do sofrimento psíquico e mediações em busca da construção e reconstrução dos sentidos de vida;
  • Mediação das relações com professor e aluno (a) com vistas a contribuir o bom relacionamento entre ambos com impactos nos processos de ensino e aprendizagem.

Atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h15min às 12h e das 13h às 21hmediante agendamento pelo e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320 3703 ou diretamente na sala 301 do Centro de Apoio Discente (no 3º andar do prédio 15). O atendimento psicológico poderá ocorrer no modelo remoto ou presencialmente seguindo todas as recomendações de prevenção e cuidado.