Serviços

Visitando a PUCRS: o que fazer no Campus durante as férias

quarta-feira, 19 de julho | 2023

A PUCRS oferece à comunidade diversas atividades para aproveitar o recesso. / Foto: Jonathan Heckler

As férias de inverno chegaram e, com elas, o momento de recarregar as baterias e descansar após mais um semestre concluído. Para quem quer aproveitar o campus da PUCRS nos dias de folga, reunimos seis dicas de atividades para fazer na Universidade durante esse período. Confira:   

1) Museu de Ciências e Tecnologia tem programação especial  

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS está promovendo diversas atividades durante o mês de julho para todas as idades. Entre elas, as Férias no Museu, que ocorrem entre os dias 24/07 e 28/07 das 13h30 às 17h.   

2) Parque Esportivo tem colônia de férias para crianças  

A Colônia de Férias da Equipe Motiva-Ação ocorrerá no Parque Esportivo da PUCRS entre os dias 17 de julho a 28 de julho. A atividade, destinada a crianças de cinco a 12 anos, terá jogos, gincanas e brincadeiras para garantir a diversão, a curiosidade e a motivação dos participantes. Haverá ainda uma atividade extra no dia 28 de julho, sexta-feira, das 19h às 23h: a super gincana “NO LIMITE”, que promete desafiar o limite de todos os participantes, cheia de desafios, surpresas, coragem e muitas emoções.  

3) Na Biblioteca não faltam opções para quem quer ler nas férias   

A Biblioteca Central Irmão José Otão segue de portas abertas durante as férias de inverno – até o dia 28 de julho, a biblioteca abre segunda a sexta-feira, das 7h35h às 20h (fechada aos sábados). Com um amplo acervo de livros, teses, artigos e vários outros materiais, a Biblioteca possui várias opções de leitura para os/as alunos/as. Para quem ficar em dúvida, temos algumas recomendações:   

  • Orgulho e Preconceito, de Jane Austen – O célebre romance de 1813 da aclamada escritora britânica conta a história de amor entre Elizabeth Bennet e o sr. Darcy – que a princípio têm antipatia um pelo outro. A história tem como pano de fundo a Inglaterra do início do século XIX e as hipocrisias e mesquinharias que compunham a sociedade burguesa da época. 
  • Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior – Nesta obra de 2019, o autor baiano nos transporta para as profundezas do sertão baiano e nos apresenta às irmãs Bibiana e Belonísia. O livro narra os percalços atravessados pelas meninas, desde o acidente que mudou a vida das duas ainda na infância, passando pela situação análoga à escravidão que ambas vivem em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina. 
  • O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde – O romance, escrito pelo autor, foi originalmente publicado como uma história periódica em julho de 1890, pela revista Lippincott’s Monthly Magazine. Na história, o personagem-título tem seu retrato pintado por Basil Hallward, um pintor da alta sociedade britânica. Ao prometer até mesmo sua alma em troca de permanecer eternamente com a aparência bela e jovial estampada no quadro, Dorian consegue o que quer. Porém, a pintura vai registrando não apenas a passagem do tempo, mas também todos os pecados e libertinagens, tornando-se de uma aparência repugnante.   

Leia mais: 5 poetas para você conhecer no Dia Mundial da Poesia

4) Espaços de socialização da Universidade abertos aos alunos  

living 360, alunos, comunidade, piano

A Universidade tem seis pianos espalhados pelo Campus. / Foto: Camila Cunha

No Campus, não faltam opções de lugares para descansar, socializar e se divertir. O saguão do prédio 15, o Living 360º, é um dos espaços mais queridos por estudantes para lazer, descanso e estudos fora de aula. Conta com mesas de estudo, poltronas, sofás, pufes, mesas de sinuca e de ping-pong e jogos de fliperama. Além disso, é onde fica a PUCRS Store, logo em frente à cafeteria da Bauducco. Há também a ATL House, que conta com mesa de sinuca e vídeo game, e fica localizada no anexo do prédio 16. A ATL também abriga o Canal Café e, logo ao lado, o Severo Garage.  

5) Pianos espalhados pelo Campus 

Que tal aproveitar as férias para tocar (ou aprender a tocar) um instrumento musical? O Campus da PUCRS possui seis pianos que ficam disponíveis em horários fixos para serem tocados. Eles ficam nos seguintes locais: Escola de Humanidades (Prédio 9), Escola Politécnica (Prédio 30), Biblioteca Central Ir. José Otão (Prédio 16), Hospital São Lucas (Prédio 60) e Tecnopuc (Prédio 97A) e Living 360º.  Você pode conferir mais informações aqui 

6) Murais a céu aberto colorem os espaços da PUCRS  

Há seis murais pelo Campus, sendo três deles parte do projeto Galeria a Céu Aberto: dois murais, um de Kelvin Koubik e outro de Paula Plim, estão em paredes próximas à Rua da Cultura. O outro mural, da autoria de Renan Santos, está localizado na parede lateral do prédio da Escola de Humanidades (prédio 8).  

Além deles, também há um mural no Ateliê do Instituto de Cultura (térreo da Escola Politécnica – prédio 30), feito pela artista Manu Raupp. Como o Ateliê fica fechado em época de férias, o mural fica visível somente pelo lado de fora, mas você pode conferi-lo em vídeo clicando aqui. Na Escola de Ciências da Saúde e da Vida (prédio 12), o grupo de estudos Liliths produziu o Mural Mulheres, Educação, Ciência e Luta. O mural mais recente, tem autoria do artista Apolo Torres, e está localizado na lateral do prédio 5. 

Leia também: Museus em Porto Alegre: 5 lugares que você precisa conhecer

Mais recentes