Por trás das transformações do Campus

Conheça as inspirações da arquiteta Mariah Klüsener Pinheiro, que atuou em projetos como Rua da Cultura e Living 360°

14Vida_no_Campus-PerfilQuando a arquiteta Mariah Klüsener Pinheiro começou a trabalhar na PUCRS, em 2015, não imaginava a verdadeira dimensão do Campus e seus prédios, mas mesmo antes de ingressar na Instituição, já estava encantada com seus espaços, dinâmicas de convivência e valorização da educação por meio de seus ambientes. Desde o início ficou fascinada com a possibilidade de aprendizado constante com tantas demandas de projetos para atender as mais diversas áreas. “O contato com professores de todos os cursos, as áreas técnicas e operacionais que precisam estar em constante melhoria, o nosso público de alunos e visitantes formam um universo muito rico, distinto e complexo que precisa funcionar com harmonia em um espaço único de Campus”, avalia.

Dentre os projetos que ajudou a desenvolver na Gerência de Infraestrutura da Proaf estão a Rua da Cultura e o Living 360°, no escopo Campus Repensado. O objetivo do projeto, diz, é criar espaços que incentivem e gerem desejo de estar na Universidade, refletindo os esforços de excelente atendimento, aumentando o referencial da PUCRS na cidade e evidenciando o foco humano. “Cada novo projeto me traz a consciência de que precisamos ter uma visão integrada do Campus. Alinhamos as estratégias e diretrizes para valorizar as nossas qualidades e melhorar os nossos potenciais de ambientes abertos e construídos, sempre lembrando que todo o espaço é um ambiente de aprendizagem”, conta.

Espaço integrador

Sobre a transformação do prédio 15 em Living 360°, Mariah destaca a concepção de espaço integrador para todas as escolas, unindo os principais serviços de atendimento aos alunos. A arquiteta busca inspiração em lugares que já esteve pelo mundo. “Busquei muito as referências das universidades internacionais que já visitei, que por enquanto são 26, mas espero manter essa lista sempre em expansão”, garante. Dentre as mais relevantes, aponta a George Washington University, a Université d’Ottawa, a University of Toronto, a Universitè Laval e o McCormick Tribune Campus Center, do Illinois Institute of Technology at Chicago.

Segundo ela, o processo foi bastante trabalhoso, mas muito enriquecedor e gratificante. “O desafio de desenvolver este projeto foi uma grande honra por entender a importância do resultado para a PUCRS e por poder colocar em prática tantas ideias e princípios que carrego e venho estudando”, afirma. Agora, Mariah e equipe trabalham no processo de avaliação pós-ocupação com os usuários do prédio, identificando o que deu certo e pontos a melhorar nos aspectos físico e de interação com as inovações pedagógicas. “A ideia é montarmos uma linha de diretrizes e conceitos para irmos transbordando estas transformações para todas as Escolas nos próximos anos”, revela.

Ensinamentos

Durante os quase dois anos de envolvimento nestes grandes projetos, Mariah destaca a relação construída com todas as unidades envolvidas, desde equipes de vigilância, higienização e manutenção – que ajudaram a entender como o prédio deveria ser planejado para operar da melhor maneira possível – a equipes de serviços de atendimento aos alunos, como Lepnee, Lapren, CAP, Pastoral, Relacionamento, Central de Atendimento ao Aluno e PUCRS Carreiras – que mostraram toda a diversidade e grandeza das assistências e acolhimentos prestados – e ao Grupo de Trabalho formado com os professores e técnicos da Prograd, que tanto ensinaram sobre a prática de ensino e as inovações pedagógicas. “A quantidade de ensinamentos ao longo desse processo é imensurável. Fiquei ainda mais apaixonada por educação. Uma das coisas que mais gosto é caminhar pelo campus e cumprimentar tantos colegas, agora com muito mais pessoas conhecidas depois desse grande trabalho conjunto.”

Próximos desafios

No horizonte de Mariah agora está a finalização do novo edifício do InsCer Fase II, mais uma grande entrega da Universidade para a comunidade. “São quatro anos trabalhando em um universo incrível das pesquisas e desenvolvimento de ciência. Com eles descobri o mundo encantador da neurociência e venho buscando entender cada vez mais as relações sobre percepção e orientação espacial para os efeitos psicológicos, cognitivos e emocionais”, explica.

Além disso, Mariah agora é aluna PUCRS na especialização em Neurociências e Comportamento. Esta será sua terceira pós-graduação. “Espero poder aplicar estes conhecimentos no entendimento de como percebemos, imaginamos, interpretamos e respondemos às edificações. Tem sido uma grande jornada”, finaliza.