24/07/2019 - 08h20

Metodologias ativas da PUCRS são apresentadas em congresso internacional

Estudantes de Pedagogia construíram “escola dos sonhos” por meio do design thinking

2019_07_24-bettinaA professora Bettina Steren dos Santos, da Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades, representou a PUCRS 3º Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação (CIEAE), realizado entre 15 e 17 de julho no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. A docente apresentou resultados de pesquisa sobre o envolvimento estudantil na educação superior e as potencialidades das metodologias ativas para transformar a sala de aula em espaços de aprendizagem significativa e criativa.

A partir dessa problemática, estudantes de Pedagogia construíram “uma escola dos sonhos”, onde gostariam de atuar quando formados. A atividade foi realizada durante um semestre através da metodologia do Design Thinking, com aulas interativas e expositivas. Ao final, os estudantes responderam um questionário. “Todos os participantes da pesquisa relataram que as metodologias ativas podem potencializar os processos de ensino e de aprendizagem mais significativos. A transformação educacional, por ser complexa, exige uma mudança de cultura por parte de todos os participantes do contexto educacional”, destaca Bettina.

Os princípios defendidos pelas metodologias ativas, explica Bettina, concebem os processos de ensino e aprendizagem mediante o envolvimento, autoria e protagonismo dos estudantes enquanto os professores assumem o papel da mediação e problematização em relação a proposta curricular e as necessidades reais. Dessa forma, se amplia os espaços para o diálogo e para a colaboração.