Odontologia

 

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia tem na pesquisa o mote principal das suas ações, juntamente com o necessário papel de formação de docentes e profissionais qualificados para as demandas regionais e nacionais. Proporciona ao discente formação docente e de pesquisador, com senso crítico tendo condições de gerar conhecimento tecnológico na área de Odontologia, aliado aos objetivos da Universidade de formação humanística e solidária, exercendo suas funções de educador e cidadão inserido na realidade regional e nacional. O seu corpo docente tem consistente produção científica internacional nas suas especialidades. Entre as tarefas dos professores Docentes Permanentes do Programa de Pós-Graduação em Odontologia está as de ministrarem aulas e seminários, procederem às orientações dos alunos de pós-graduação, bem como de participarem das atividades docentes formais da graduação em suas respectivas áreas, o que facilita a integração graduação/pós-graduação.

 

Linhas de pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia possui as seguintes Áreas de concentração e Linhas de pesquisa:

 

  •  CTBMF: Crescimento, desenvolvimento e deformidades craniofaciais; Diagnóstico e terapêutica aplicadas.
  •  Dentística Restauradora: Sistemas adesivos; Tecnologia e técnicas restauradoras.
  • Endodontia: Etiopatogênese, Tratamento e Repercussões Sistêmicas das Doenças Periodontais, Pulpares e Periapicais.
  • Estomatologia Clínica: Enfermidades da região bucomaxilofacial – estudos clínicos, imunológicos e anátomo-patológicos; Métodos de diagnóstico em estomatologia.
  • Ortodontia e Ortopedia Facial: Crescimento, desenvolvimento, diagnóstico e terapêutica aplicada; Materiais ortodônticos e biocompatibilidade.
  • Prótese Dentária: Desordens craniomandibulares; Técnicas e aparelhos em odontologia.

 

Para saber mais sobre as estruturas de pesquisa e participar do processo seletivo acesse a página do Programa de Pós Graduação em Odontologia.

Tipo de curso doutorado
Modalidade presencial
Prazo de defesa 24 a 48 meses
Nº de créditos 36 créditos
Avaliação da CAPES 5