TCCs de alunos de Engenharia de Produção ultrapassam fronteiras

Grupo de pesquisa dá continuidade às investigações

26/07/2018 - 16h02
Pesquisadores Airton Monza e Alexandra Schuh e o professor Filipe Albano

Foto: Bruno Todeschini

A apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC) dos integrantes do Laboratório de Engenharia e Sistemas de Produção, da Escola Politécnica, significa o início de um ciclo, e não o final. Em julho de 2015, o professor de Engenharia de Produção Filipe Albano criou o Grupo de Pesquisa em Planejamento de Sistemas de Produção para dar continuidade às investigações que iniciara durante seu doutorado. “O objetivo é incentivar que esses estudos continuem depois da graduação e fazer com que sejam abordados em revistas científicas e congressos”, ressalta.

Com uma linha de pesquisa voltada à avaliação da conformidade, hoje o grupo conta com o trabalho voluntário de três professores e seis pesquisadores, acumulando publicações nacionais e internacionais e participações em congressos. “É importante divulgar o que é realizado dentro da Universidade, tanto para a sociedade quanto para o mercado. Fazer um trabalho incrível não é suficiente se as pessoas não o conhecerem”, defende Albano.

União de esforços

A iniciativa ganhou a parceria da professora da Universidade Federal de Santa Maria Morgana Pizzolato, que congrega os trabalhos de conclusão das duas instituições. Assim surgiu outro objetivo do grupo: integrar as pesquisas dos diplomados com o Labelo – Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica e o Laboratório Analítico de Insumos Farmacêuticos (Laif). Dessa forma, estudantes e profissionais que realizam estudos de maneira mais dispersa sobre um mesmo tema podem se unir na linha de pesquisa do laboratório da Engenharia de Produção.

Saiba mais na reportagem completa da Revista PUCRS.