13/03/2018 - 15h57

Santander Universidades oferece 11 bolsas de estudos

Programa Bolsa Ibero-americana permite que alunos estudem um semestre no exterior

santander, bolsa

Foto: Nicole Almeida Flores

Na última segunda-feira, dia 12 de março, a gerente de relacionamento do Santander Universidades, Edeltraud Dorr Castro, esteve na PUCRS para oficializar a entrega de 11 bolsas do Programa Bolsa Ibero-americana da multinacional espanhola. O objetivo é proporcionar aos estudantes de graduação a oportunidade de realizar mobilidade acadêmica em países da região Ibero-América.

O Reitor Ir. Evilázio Teixeira recebeu a representante na Reitoria, juntamente com a assessora-chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), Heloísa Koch Delgado, e a diretora Acadêmico-Administrativa (Prograd), Ana Cristina Benso da Silva. Esse é o 8º ano que a parceria entre PUCRS e Santander Universidades se mantém, tendo, ao todo, ofertado 75 bolsas de estudo internacionais aos estudantes da universidade.

Possibilidades de estudos em vários países

As bolsas entregues este ano possibilitam que os alunos selecionados escolham instituições de ensino superior em dez países: Brasil, Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai. O curso nas universidades, com duração de até um semestre, é concedido através dos convênios estabelecidos entre as instituições de ensino de origem e de destino.

Os bolsistas estarão isentos dos custos de mensalidade na universidade escolhida e receberão uma bolsa de 3 mil Euros, o que corresponde a aproximadamente 12 mil Reais, para se manter durante o semestre de estudos. A viagem será programada entre janeiro e agosto de 2019.

Desde a criação do Santander Universidades no Brasil, foram concedidas mais de 35 mil bolsas para universitários e professores de todo país. Em 2017, foram três mil alunos beneficiados pelo programa. Em 2018, o objetivo da empresa espanhola é conceder mais de quatro mil bolsas.

Processo seletivo inicia neste semestre

O setor de Mobilidade Acadêmica coordenará o processo seletivo das bolsas concedidas pelo Santander. O edital de seleção deve ser disponibilizado ainda no semestre 2018/1 e informará sobre requisitos, documentação necessária e cronograma.

Os cursos contemplados dependerão das universidades parceiras que disponibilizarem vagas para o processo seletivo. A relação de vagas e instituições será divulgada juntamente com o edital pelo site da Mobilidade.

Dúvidas e mais informações sobre as bolsas Santander podem ser direcionadas ao setor pelo e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320-3660 ou presencialmente na AAII (sala 110, Prédio 1).