13/11/2018 - 10h35

PUCRS tem laboratório aprovado junto ao Massachusetts Institute of Technology (MIT)

FabLab Freezone passa a integrar rede de visibilidade mundial

freezone-0994

Foto: Camila Cunha

O laboratório FabLab Freezone, do Ideia, foi aprovado junto à Rede Global do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Com isso, a estrutura passa a integrar uma rede de visibilidade mundial, vinculada a um dos maiores centros globais de inovação que é o MIT. O resultado será um crescente interesse de usuários e acesso a um grupo maior de empreendedores em potencial, interno ou externo.

A rede global congrega espaços nos quatro cantos do mundo com foco em oferecer processos e ferramentas dos laboratórios para empreendedores buscarem novas soluções ou mesmo resolver problemas. Suas atividades estimulam a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. “Uma característica é que o FabLab deve ter em sua agenda um open day aberto à comunidade. No Caso do FreeZone, isto ocorre na sexta-feira de tarde”, conta o diretor do Ideia Eduardo Giugliani.

FreeZone

freezone-1008

Foto: Camila Cunha

O FreeZone tem origem em projeto de ciência e tecnologia para edital da Secretaria de Estado de C&TI do Governo RS, onde foram obtidos recursos para investimentos na área. O objetivo era oferecer às empresas incubadas na Raiar, agora Tecnopuc Startups, um espaço mais qualificado e aberto para o desenvolvimento de provas de conceito e protótipos. “Como o projeto cresceu de interesse e passou a preencher plenamente os requisitos do MIT para sua certificação na rede global, optamos por, também, transforma-lo em FabLab”, explica Giugliani.

No momento, este espaço é fortemente demandado pelas startups, alunos da PUCRS, pesquisadores e professores, além de empresas. Várias atividades voltadas a aulas e cursos já são oferecidas no ambiente. Além disso, assim como o Coworking, o Freezone tambem está inserido na rede de inovação de Porto Alegre, fazendo parte do PoaHub.

O Fab Lab está localizado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS e já é aberto ao público interno da Universidade, que inclui alunos, professores, funcionários e integrantes das organizações instaladas no Tecnopuc. A comunidade externa poderá acessar o local a partir da próxima semana, via agendamento de horário, realizado por meio do telefone (51) 3320 3565 ou o e-mail [email protected]. Para saber mais sobre os serviços oferecidos, acesse http://www.pucrs.br/ideia/laboratorios/ ou diretamente o link da rede global de Fab Labs https://www.fablabs.io/labs/freezone.