26/09/2019 - 08h25

PUCRS Recitais apresenta espanhol José Luis Nieto, com obra de Isaac Albeniz

Artista apresentará o recital Suite Iberia nesta quinta-feira, 26 de setembro

2019_09_25_jose_luis_nieto_pucrs_recitaisEm sua 3ª edição de 2019, o PUCRS Recitais recebe nesta quinta-feira, 26 de setembro o pianista espanhol José Luís Nieto para a apresentação do recital Suite Iberia, de Isaac Albéniz. A obra, apesar de ter sido criado na França, traz elementos da Espanha de Albéniz. O evento, que tem entrada gratuita, é uma parceria do Instituto de Cultura, através do Escritório de Cooperação Internacional, com a Universidade Europeia do Atlântico (Uneatlântico) e acontece na Igreja Universitária Cristo Mestre, às 20h.

Isaac Albéniz (1860 – 1909) foi um importante pianista espanhol. Recebeu elogios e orientações de Liszt, em Weimar; e estudou com Paul Dukas, em Paris. Em seu concerto mais famoso, Suite Iberia, ele demonstra, nas doze peças, o amor pelas suas raízes espanholas, unindo a música popular ibérica com sua experiência e estudo no piano.

Sobre o pianista

Depois de se formar no Conservatório Real Superior de Música de Madri, José Luis Nieto mudou-se para Moscou, onde se formou no Conservatório Tchaikowsky, sob a tutela de Mikhail Voskressensky, mais tarde fez doutorado em piano sob a direção do reconhecido e famoso Victor Merzhanov. Isso contribuiu para Nieto realizar uma intensa agenda de concertos, revelando-se um dos pianistas espanhóis mais importantes da nova geração.

O pianista já tocou em diversos locais da Europa, principalmente na Rússia, participando de orquestras filarmônicas. Foi convidado para apresentações no Festival Internacional Piano Forum, em Donetsk (Ucrânia); na Real Academia de Espanha, em Roma (Itália); na Embaixada da Espanha, em Estocolmo (Suécia); no Instituto Cervantes, em Dublin (Irlanda); no West Road Concert Hall de Cambridge (Inglaterra). Na América, teve concertos na Fordhan University de Nova York, Instituto Cervantes de Nova York, Albuquerque e Chicago, Centro Cultural da Espanha, em Miami, o Latino Festival Chicago Composers, em Los Angeles, entre muitos outros.

Cooperação internacional

Nesta quarta-feira, dia 25, os diretores internacionais da Uneatlântico, Santos Gracia Villar e Oldemar Nolio, assim como o diretor institucional no Brasil, Joao Rodrigo Boos e Silva, foram recepcionados no Escritório de Cooperação Internacional. Os visitantes participaram de uma reunião de possíveis projetos em cooperação e fizeram um tour pela Universidade.