05/09/2019 - 10h10

PUCRS recebe espetáculo francês de dança contemporânea

Apresentações de Happi – A Tristeza do Rei acontecem nos dias 18 e 19 de setembro

2019_09_03-pucrs_cultura-agenda-happiemmanuel_tussore-ernest_sarino_mandap

Happi – A Tristeza do Rei / Foto: Divulgação POA Em Cena

No dia 18 e 19 de setembro, às 19h, a PUCRS recebe o espetáculo francês de dança contemporânea Happi – A Tristeza do Rei. O evento faz parte da programação da 26º edição do  Porto Alegre em Cena e ocorre no Teatro do prédio 40 (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). A impactante apresentação é fruto da colaboração de dois notáveis artistas de origem africana radicados na França: James Carlès, intérprete e coreógrafo, de origem camaronesa, e Heddy Maalem, coreógrafo, nascido na Algéria.

O espetáculo traz ao palco uma coreografia forte, cheia de referências da própria memória e história de Carlès – cuja pesquisa sobre a diáspora negra faz parte de sua obra –, antes de sua mudança para a França, sobre um personagem real, um rei chamado Happi.

Abordando noções de trauma e de fim do mundo, a coreografia explora a tristeza deste rei africano, ao passo que vemos a figura do intérprete lutando com todo vigor de seu ser e, ainda assim, sucumbindo em meio a um simbólico cenário branco. Solo de Heddy Maalem para e com James Carlès. Duração: 50 minutos. Recomendação etária: 16 anos.

Ingressos

Os ingressos, no valor de R$ 80,00, podem ser adquiridos com valor especial para a comunidade PUCRS no site uhuu.com e na bilheteria oficial no Shopping Total. Comunidade PUCRS: Estudantes, Alumni PUCRS (diplomados) e profissionais da Universidade (Parque Esportivo, Tecnopuc, ediPUCRS, Fijo e estagiários), do Hospital São Lucas e do InsCer.