09/03/2020 - 13h47

Professora visitante palestra sobre o mercado literário do Reino Unido

Jean McNeil, da University of East Anglia, é autora premiada de 13 livros de ficção e não ficção

20140205_jmcneil_7426

Foto: Camila Cunha

A PUCRS recebeu na última quinta-feira, dia 5 de março, a professora Jean McNeil, da University of East Anglia (UEA), no Reino Unido. Autora canadense de 13 livros de ficção e não ficção, Jean também é diretora internacional da Escola de Literatura, Drama e Escrita Criativa da UEA.

Jean McNeil foi professora do coordenador do curso de graduação em Escrita Criativa Bernardo Bueno e, desde então, os dois mantêm uma consolidada parceria de trabalho. Foi a partir de um convite do docente que a visitante em passagem pelo Brasil visitou à Universidade. “A PUCRS é pioneira no Brasil na área de Escrita Criativa, e a UEA foi pioneira no Reino Unido na década de 1970 e hoje é a instituição de maior prestígio literário. Por isso, temos muito a aprender com a experiência deles”, comenta Bueno.

Mercado editorial e escrita criativa no Reino Unido

A professora visitante conversou com estudantes da Escola de Humanidades no Living 360º, onde falou sobre o funcionamento do mercado editorial e da escrita criativa do Reino Unido. Além disso, Jean McNeil contou sobre sua experiência como escritora e sua busca por inspiração e conhecimento que a levou a viajar pelo mundo todo: de expedições à Antártida e Groenlândia a projetos ecológicos no Quênia e na Amazônia.

20140205_jmcneil_7402

Foto: Camila Cunha

“O que eu busco ensinar aos meus alunos é que eles devem escrever o que precisam escrever, o que apenas eles conseguem escrever”, aconselhou a professora. Para Jean, a ficção é um processo de construir um mundo que faça sentido. Ao final, estudantes de graduação e pós puderam fazer perguntas e tirar dúvidas com a escritora

Novos projetos

Em junho de 2020, o professor Bernardo Bueno embarca para o Reino Unido para um congresso, quando poderá dar seguimento à conversa sobre parcerias de pesquisa e workshops, assim como oportunidades de mobilidade de alunos e professores entre as universidades.