12/06/2019 - 17h26

Alunos do Ensino Médio do Chile participam de atividades no Campus

Grupo de 73 estudantes está realizando intercâmbio em colégios maristas do Rio Grande do Sul

Alunos Maristas do chile

Estudantes chilenos estão em intercâmbio com colégios maristas locais / Foto: Bruno Todeschini

Nesta terça-feira, dia 11 de junho, 73 alunos e 16 professores chilenos estiveram na PUCRS para uma tarde de atividades promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), em parceria com o Escritório de Cooperação Internacional. Os estudantes são de colégios maristas da Província de Santa María de Los Andes (Instituto Alonso de Ercilla e Instituto O’Higgins Rancagua) e estão no Rio Grande do Sul para um intercâmbio com os colégios maristas Graças (Viamão), Assunção (Porto Alegre), São Luis (Santa Cruz do Sul) e Pio XII (Novo Hamburgo).

Para a diretora da Proex, Rita Petrarca, receber o grupo de estudantes maristas do Chile dá início à internacionalização em nível de pré-graduação, buscando fidelizar esse aluno para futuros estudos na PUCRS. “Somos uma Universidade global que estimula a riqueza multicultural”, adiciona.

Alunos Maristas do chile

Estudantes conheceram espaços como o Living 360° e as possibilidades de estudo no Brasil / Foto: Bruno Todeschini

O encontro faz parte de uma série de projetos voltados ao relacionamento com estudantes do Ensino Médio desenvolvidos pela Pró-Reitoria. “Essa é a primeira experiência com alunos estrangeiros. Nosso objetivo é apresentar a Universidade, em especial os seus diferenciais, como ambientes inovadores de aprendizagem, Campus completo, pesquisa, qualidade do corpo docente, metodologias novas e currículos flexíveis. Entendemos a importância dessas experiências ainda no Ensino Médio, momento de preparação para as futuras escolhas profissionais”, comenta Rita.

Durante a passagem pela PUCRS, alunos chilenos visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) e realizaram tour pelo Living 360º, onde puderam conhecer mais sobre a estrutura e os cursos da Universidade. Em setembro, alunos brasileiros dos colégios maristas participarão de um intercâmbio no Chile.

Pré-Grad Internacional

Em dezembro de 2019, a PUCRS receberá um novo grupo de estudantes chilenos participando da 1ª edição do Pré-Grad Internacional. O projeto, voltado a estudantes de 15 a 18 anos, possibilita que participem de trilhas do conhecimento. Nessa metodologia inovadora, no qual são abordados conteúdos de forma atraente, estão incluídas atividades teóricas e práticas com professores da PUCRS em salas de aula, laboratórios e demais espaços de aprendizagem da Universidade.