12/06/2019 - 08h53

Aluna da Escola de Negócios representa PUCRS em fórum de pesquisa no Canadá

Júlia Aita apresentou artigo durante mobilidade na Concordia University of Edmonton

2019_06_11_julia_aita

Júlia Aita apresentou um trabalho sobre inovação no agronegócio brasileiro. Fotos: Arquivo pessoal

A aluna Júlia Aita, da Escola de Negócios, apresentou seu artigo de conclusão de curso em fórum de pesquisa da Concordia University of Edmonton, durante o período de mobilidade acadêmica no Canadá. Ela conquistou a quarta colocação com o trabalho sobre inovação no agronegócio brasileiro.

A pesquisa quantitativa aplica o método de modelagem de equações estruturais para estudar os fatores influenciadores da adoção de inovação no agronegócio. Ao todo, foram 222 fazendeiros do Rio Grande do Sul e Paraná, em que as hipóteses foram confirmadas: capital social e capacidade absortiva potencial influenciam positivamente a doação de inovação, gerando maior performance financeira.

“Foi uma experiência única representar a PUCRS em um ambiente e idioma diferentes. Sou grata por ter levado ao Canadá conhecimentos sobre a grande engrenagem da economia brasileira, que é o agronegócio. Atribuo essa conquista ao meu orientador professor Lucas Roldan, ao meu mentor professor Adroaldo Lazzarotto, a toda a estrutura da PUCRS, que nos oferece oportunidades internacionais, e ao professor da Concordia Mark Loo, que me indicou ao fórum e também me orientou no projeto”, reconhece.

Evolução pessoal

Este foi o primeiro intercâmbio de Júlia, que passou o primeiro semestre de 2019 no Canadá e se forma em Administração, com linha de formação em Comércio Internacional, em 31 de agosto. “Desde a primeira pesquisa que fiz, gostei da atmosfera da Concordia e dos valores deles. Essa boa impressão foi confirmadíssima quando cheguei e ao longo do semestre. É uma pequena instituição que valoriza muito a diversidade cultural e acolhe alunos internacionais, promovendo eventos interculturais constantemente e fazendo com que nos sintamos parte da comunidade”, conta.

2019_06_11_julia_aita2A estudante decidiu fazer mobilidade para aprimorar o inglês, enfrentar novas experiências que a tirassem da famosa zona de conforto e para encerrar a graduação com chave de ouro. A experiência, segundo ela, trouxe desafios e autoconhecimento. “A experiência de intercâmbio proporciona uma evolução pessoal naturalmente, mas o conjunto de situações que enfrentamos trazem aprendizados que não imaginávamos que existiam. Nos torna mais completos como profissionais, porque desenvolvemos a tão desejada característica no mercado de hoje: resiliência”, avalia.

Nas aulas, teve a oportunidade de conhecer os negócios sob uma ótima canadense, sendo apresentada à forma como funcionam no país. “É interessante também observar as diferenças no método de ensino e no sistema como um todo. As aulas envolviam dinâmicas e questões práticas e era possível perceber a vontade e envolvimento dos alunos”, diz.

Durante sua passagem pela universidade canadense, Júlia participou de eventos colocavam os alunos em contato com diversos profissionais. Workshop de design thinking, feiras de carreira e o próprio fórum de pesquisa proporcionaram à jovem contato com professores e doutores, fortalecendo o networking na área acadêmica.

Preparação e adaptação

Depois de decidir onde gostaria de fazer intercâmbio, Júlia precisou cuidar desde documentação até roupas adequadas para o frio extremo, já que a sensação térmica em Edmonton no inverno é de 40°C abaixo de zero. “A PUCRS, através da equipe de mobilidade acadêmica, me orientou tanto nas questões documentais como nos momentos em que precisei me comunicar com a Universidade antes de partir. O apoio da equipe da mobilidade acadêmica foi essencial para que o intercâmbio fosse possível”, elogia.

Além do clima, Júlia conta que a adaptação à cultura local é fator crucial. “Afirmo com segurança que o Canadá é o país ideal para se encaixar naturalmente no ambiente, por ser um país muito diverso e aberto a receber pessoas do mundo inteiro”, indica.