Visita do Cônsul da Alemanha Stefan Traumann

Por: Redação Ascom

23/01/2017 - 16h40

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

O Cônsul da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Stefan Traumann, esteve na PUCRS na tarde desta segunda-feira, 23 de janeiro, para uma visita de cortesia ao Reitor, Ir. Evilázio Teixeira. No encontro, Traumann transmitiu os cumprimentos do governo alemão à nova gestão da Universidade e destacou a interesse e disponibilidade daquele país em desenvolver parcerias educacionais e de pesquisas com a PUCRS. Participaram também o Vice-Reitor, Jaderson Costa da Costa, o Assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Reitoria, Jorge Audy, o decano da Escola de Humanidades, Draiton Gonzaga de Souza, e a diretora do Instituto do Meio Ambiente, Betina Blochtein.

Visita do Cônsul da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Stefan TraumannO Centro de Estudos Alemães e Europeus (Ceae), anunciado no final de 2016 e criado a partir de parceria entre a PUCRS e a UFRGS, com o apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), esteve na pauta do encontro. Souza adiantou que nesta quarta-feira, 25 de janeiro, ocorrerá uma reunião entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Fábio de Oliveira Branco, e os reitores das universidades, que tratará da implementação do novo Centro, que ficará sediado na Universidade e tem inauguração prevista para abril. A proposta do local é oferecer a uma nova geração de acadêmicos, pesquisadores e estudiosos brasileiros conhecimento interdisciplinar e orientado à prática sobre a Alemanha e a Europa contemporâneas. Irá abranger especialmente três fenômenos-chave: globalização, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural, e introduzirá cursos de pós-graduação baseados nessas temáticas, com uma oferta de cursos de especialização na área de Direito.

Outro tema tratado na visita foi a realização na PUCRS do 8º Simpósio Brasil-Alemanha sobre Desenvolvimento Sustentável, de 2 a 7 de outubro, com organização do Instituto do Meio Ambiente. O evento debaterá temas como água e oceanos, saúde pública, segurança alimentar e agrícola, bioeconomia, biodiversidade, mineração sustentável, energias renováveis, desenvolvimento de infraestruturas verdes em áreas urbanas, mudanças climáticas, responsabilidade social e ambiental, ética e direito ambiental, programas e cooperações binacionais.