Socióloga alemã aborda pesquisa interpretativa e migração

Gabriele Rosenthal ministrará palestras gratuitas nos dias 2 e 3 de outubro

27/09/2017 - 13h43
gabriela rosenthal, ciências sociais, göttingen, socióloga

Foto: VWI/Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais promove, nos dias 2 e 3 de outubro, palestras com a professora Gabriele Rosenthal, do Centro de Métodos em Ciências Sociais da Universidade de Göttingen, Alemanha. Os debates, abertos ao público e gratuitos, serão realizados no Auditório Global Tecnopuc – Prédio 97A Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), ambos às 17h. Para participar, é preciso efetuar inscrição através do e-mail [email protected].

Na segunda-feira, a professora irá abordar o tema A caminho de uma pesquisa sociológica interpretativa histórica e processual: Uma pesquisa biográfica a partir da sociologia figurativa. Na terça-feira, será tratada a Migração econômica ou fuga diante da violência coletiva ou individual? Autoapresentação biográfica de migrantes e refugiados da e na África. A palestra será traduzida de forma consecutiva.

Saiba mais:

Gabriela Rosenthal é socióloga e professora de Métodos Qualitativos no Centro de Métodos em Ciências Sociais da Universidade de Göttingen, Alemanha. Possui mestrado em Sociologia e Psicologia pela University of Konstanz, Alemanha, doutorado pela University of Bielefeld, Alemanha, e especializou-se em Sociologia Interpretativa pela University of Kassel.  A socióloga se destaca pela contribuição aos estudos interpretativos e à abordagem biográfica nas Ciências Socias, tendo dois livros publicados em português sobre os assuntos, Pesquisa social interpretativa: Uma introdução e História de vida vivenciada e história de vida narrada: A interrelação entre experiência, recordar e narrar. Atua nas áreas de Sociologia Geral e Interpretativa, Métodos Qualitativos, abordagem biográfica e familiar em pesquisas, migração, pertencimento étnico, entre outros.