PUCRS e Université Paris-Sorbonne organizam simpósio literário

Evento terá professores e doutorandos do Curso de Letras como palestrantes

28/09/2017 - 09h06
Paris,França,Université Paris-Sorbonne,Universidade Sorbonne

Foto: paris-sorbonne.fr

A PUCRS e a Université Paris-Sorbonne promovem o Simpósio Internacional A espera/ À espera: figurações do contemporâneo – l’attente/en attente: figurations du contemporain, nos dias 6 e 7 de outubro, nas dependências da instituição francesa. O evento reunirá pesquisadores de diversas instituições acadêmicas e espaços culturais para discutir questões teóricas, necessárias para a análise das obras literárias em seu conjunto, até estudos pontuais sobre livros e autores específicos, incluindo ainda interpretações sobre o campo literário atual. A iniciativa resulta da produtiva parceria entre o Curso de Letras da PUCRS e a Université Paris-Sorbonne.

De acordo com o professor do Programa de Pós-Graduação em Letras, Ricardo Barberena, “a contemporaneidade tem sido marcada por diferentes traumas do transitar (refugiados, subalternidades sociais, minorias identitárias). Discutiremos, ao longo do Simpósio como a literatura brasileira contemporânea está dialogando com esse delicado momento de crise global”.  O docente acrescenta que “as diferentes procedências dos participantes apontam para variadas perspectivas teóricas e metodológicas em debate no encontro. Os trabalhos têm como preocupação central o fazer literário no contexto atual”, explica.

Além de Barberena, que participa do evento como organizador e palestrante, a comitiva da PUCRS é formada pelos docentes do Curso de Letras Altair Martins, Cristiano Baldi e Arthur Telló (palestrantes), os doutorandos Reginaldo Pujol Filho e Natasha Centenaro (palestrantes) e o doutor pela PUCRS e agora professor Universidade de Lile (França), Vinicius Carneiro.