Pioneirismo e excelência são marcas do Pós em Letras

Há 29 vagas para doutorado e 39 para mestrado com possibilidade de bolsas integrais e parciais

04/09/2018 - 09h10
Livros, idiomas

Programa alcançou o nível máximo de excelência: conceito 7
Foto: Bruno Todeschini

Na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 2013-2016, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) alcançou o nível máximo de excelência: conceito 7. A coordenadora, Cláudia Brescancini, destaca três pontos fortes decisivos para chegar ao topo: as parcerias internacionais em projetos de pesquisa, com ações de reciprocidade; a produção intelectual qualificada do corpo docente e discente; e a qualidade da formação oferecida pelos cursos nas áreas de Linguística e Literatura. “Além dos quesitos que identificam um programa de excelência, desenvolvemos também projetos de impacto social, como os voltados à educação básica e ao ensino do português como língua adicional”, completa Cláudia.

Até 11 de outubro, estão abertas as inscrições para os Processos Seletivos aos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGL para ingresso no primeiro semestre de 2019. Os detalhes sobre disciplinas, linhas de pesquisa e disponibilidade de bolsas parciais podem ser obtidos neste link.

Em 2012 foi criado o mestrado e doutorado em Escrita Criativa, o primeiro programa no Brasil com essa área de concentração. A tradição da PUCRS nessa área vem de longe. Desde 1985, por exemplo, há a Oficina de Criação Literária para incentivar a produção artística de novos autores. Com reputação nacional e ministrada pelo premiado escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, formou mais de 800 alunos vindos de vários estados, muitos com projeção nacional.

Outro destaque são os acervos literários e documentais do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural – disponíveis para investigação e aulas in loco sobre o processo criativo dos escritores através do manuseio e da análise dos manuscritos, correspondências, fotografias e anotações registradas em livros e outros materiais que integram o local.

Força internacional

O PPGL mantém 22 parcerias internacionais. A cooperação para intercâmbios e projetos com instituições da Europa, EUA, Canadá e América Latina está fortalecida. Nos últimos anos também se intensificaram a realização de eventos, publicações, intercâmbio de professores e alunos, para estágios e pós-doutoramento, e de alunos para estágios de doutoramento e coorientações de teses. “São muitas as oportunidades para doutorandos realizarem estágios em universidades parceiras no exterior”, observa Cláudia.

A coordenadora mostra ainda a importância de manter essas relações de forma perene. “Nossas parcerias internacionais, cada vez mais consolidadas, contribuem para o avanço dos projetos de pesquisa em andamento e, consequentemente, a qualificação da produção de alunos e docentes.”

Qualidade e interdisciplinaridade

O PPGL segue a política da PUCRS, que estimula a saída de um professor por semestre para pós-doutoramento no exterior. Ações que possibilitem levar sua expertise a programas de pós em consolidação em outras regiões do Brasil são também um compromisso contínuo do programa.

A estrutura atual conta com dez núcleos de pesquisa e 27 grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Um aspecto que diferencia o PPGL é a forte interdisciplinaridade. Bons exemplos são a interação da Linguística com Psicologia, Medicina, Engenharia e Educação e da Literatura com História, Filosofia e Comunicação. Produto tradicional e de prestígio da produção acadêmica, a revista Letras Hoje tem 51 anos, periodicidade trimestral, indexadores internacionais e conceito B1 pela Capes.

Diplomados pelo Programa desde a sua criação, em 1970
Professores titulados (doutores e pós doutores)
24 professores, sendo 15 com pós-doutoramento
Bolsistas de produtividade CNPq