ESTUDE NA PUCRS

Informações Financeiras

Confira os principais benefícios e informações financeiras que você pode aproveitar. Selecione um dos filtros abaixo e saiba mais

Informações Financeiras

Para garantir que os estudos sejam sua única preocupação, oferecemos diversas opções de créditos educativos e bolsas em todas as áreas do conhecimento.

Créditos
e Bolsas

Benefícios
Maristas

Mensalidades
 

Mensalida-
des

Créditos Educativos

Conheça as principais características de cada uma das opções de crédito e encontre a mais adequada para você.

CRÉDITO EDUCATIVO
EXCLUSIVO - PUCRS

Pague
50%
durante o curso
e o restante
após a conclusão.

SEM
JUROS

Conheça as
modalidades

Saiba mais
CRÉDITO UNIVERSITÁRIO
BANRISUL

Pagamento em
12
meses

Praticidade de
pagamento


Crédito universitário
Banrisul

Faça uma simulação
OUTRAS OPÇÕES

Prouni
Bolsas de estudo integrais e parciais.

Saiba mais

Bolsas

Além das possiblidades de financiamento, nossos alunos tem a possibilidade de
utilizar incentivos para reduzir o valor das mensalidades.

Bolsa Licenciatura

Desconto de
40% no valor das mensalidades para os cursos de licenciatura em todos os semestres.
Exceto ao curso de Educação Física, cujo abatimento é de 30%.

Saiba mais
Desconto Familiar

O aluno pode solicitar 12% de desconto – exceto na primeira parcela – quando irmão, pai, mãe, filho ou cônjuge estiverem cursando graduação da Universidade.

Saiba mais
Desconto Diplomados

Desconto de 25% no valor das mensalidades para todos diplomados PUCRS.

Saiba mais

Benefícios Maristas

Continue seus estudos em uma instituição Marista com tradição e excelência que se renovam por meio de transformações no jeito de educar para atender às suas expectativas. Estudantes egressos de Colégios da Rede Marista contam com um crédito educativo exclusivo para estudar na PUCRS.

O Crédito Educativo Marista possibilita que o estudante faça a graduação pagando 40% da mensalidade e o restante parcelado em até uma vez e meia do tempo de utilização.

Ou seja, em um curso de 4 anos, o estudante pagará 40% ao longo da graduação e os 60% poderão ser pagos em até 6 anos após a formatura, em parcelas fixas, reajustadas conforme o valor atualizado das mensalidades da graduação.

* O estudante deverá ter cursado todo o Ensino Médio em instituição Marista para ter acesso ao benefício | A renovação ocorrerá semestralmente, mediante aditamento de contrato | Programa não cumulativo com bolsas e outros benefícios, exceto bolsa familiar e licenciatura.

Mensalidades

Informações Financeiras

Para garantir que os estudos sejam sua única preocupação, oferecemos diversas opções de créditos educativos e bolsas em todas as áreas do conhecimento.

Créditos
e Bolsas

Mensalidades
 

Mensalida-
des

OUTRAS
INFORMAÇÕES

Bolsas

Os estudantes de Mestrado ou Doutorado que contaram com bolsas das agências de fomento CAPES ou CNPq nos últimos 12 meses do curso, não precisam pagar as parcelas futuras (caso existam) que vencem a partir da defesa da tese ou dissertação.

Crédito Educativo

O Programa de Crédito Educativo da PUCRS (Credpuc) disponibiliza um auxílio de 50% das mensalidades, que são reembolsadas pelo aluno após o término do curso, pelo mesmo período de utilização.

Quem Pode Participar?
Alunos da Pós-Graduação, com preferência aos que apresentarem dificuldade financeira.

  • Administração e Negócios
  • Biologia Celular Molecular
  • Ciências Criminais
  • Ciências Sociais
  • Comunicação Social
  • Ecologia e Evolução da Biodiversidade
  • Economia do Desenvolvimento
  • Educação em Ciências e Matemática
  • Engenharia e Tecnologia de Materiais
  • Engenharia Elétrica
  • Gerontologia Biomédica
  • História
  • Medicina e Ciências da Saúde
  • Odontologia
  • Serviço Social

Disponibilidade
O número de vagas para novas contratações semestrais é limitado e definido semestralmente.

Percentual de financiamento
50% do valor das mensalidades.

Fiador
O fiador deve apresentar renda igual ou superior a duas vezes o valor da matrícula, vigente na contratação. Não há restrições, podendo ser pai ou mãe do estudante que solicitar o Credpuc.

Tempo de utilização
Prazo regular do curso, conforme grade curricular, podendo ser prorrogado por mais 2 semestres. Forma de reembolso Após a conclusão do curso, no mesmo prazo de utilização. Exemplo: Se o estudante utilizou o financiamento por 5 semestres, efetuará o pagamento deste crédito em 5 semestres após a conclusão do curso, desistência, trancamento ou abandono.

Taxa de juros
Não são cobrados juros no financiamento. O valor a ser reembolsado será corrigido pela variação da mensalidade anual, acrescido de taxa administrativa de 0,10% ao mês. Carência Não há.

Renovação do Contrato
O estudante deverá renovar o financiamento anualmente. Instruções: imprimir contrato através do link FUNDACRED

MENSALIDADES PÓS-GRADUAÇÃO

Total de Parcelas
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. Como exceção, o Mestrado Profissional em Biotecnologia Farmacêutica é dividido em 26 parcelas. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.

Prorrogação
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.

Prazo máximo para conclusão
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.

Reajustes
Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.

VALORES DAS PARCELAS

Veja os valores das parcelas, válidos para o ano de 2019:

Mensalidades

VALORES PARA ALUNOS ESPECIAIS

Tabelas de valores para o ano de 2019, Aluno Especial (Pós-Graduação)

OUTRA INFORMAÇÕES

Vencimentos e formas de pagamento
O pagamento das mensalidades tem vencimento no dia 15 de cada mês, exceto a primeira parcela (no ingresso ou reingresso), que depende da escala de matrículas. Antes de efetivar a matrícula, o aluno deverá pagar a primeira mensalidade do semestre. Após o vencimento, é cobrado 2% de multa, mais encargos financeiros.

Envio de boleto
O documento bancário para pagamento das mensalidades é enviado pelos Correios e para o e-mail institucional do estudante. Caso não receba o boleto até a data de vencimento, o aluno poderá pedir uma segunda via em qualquer agência do Bradesco, informando o CPF. Também poderá solicitar pelo e-mail financeiro@pucrs.br, ou no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade, localizado no térreo Living 360° (Central do Aluno, prédio 15).
É responsabilidade do estudante manter seu endereço atualizado no cadastro da Universidade. Alterações de endereço podem ser solicitadas diretamente na secretaria do Programa de Pós-Graduação.

Débito em conta corrente
A solicitação de débito em conta corrente deverá ser feita diretamente nos bancos autorizados:

  • Banrisul
  • Banco do Brasil
  • Bradesco

Ao solicitar o débito em conta corrente, o aluno deverá repassar ao banco o número da sua matrícula (número e dígito verificador).

Matrícula
A renovação da matrícula será semestral, conforme calendário acadêmico divulgado pela PUCRS. A matrícula somente será liberada aos estudantes que não tiverem pendências financeiras com a Universidade. No ingresso ou reingresso, a primeira parcela deverá ser paga antes da efetivação da matrícula.

Doutorado Sanduíche
Alunos que não sejam bolsistas CAPES ou CNPQ e que se afastarem para período de sanduíche poderão optar por:

  • Prosseguir com os pagamentos enquanto afastados para integralizar o número de parcelas do curso.
  • Formalizar pedido de suspensão de pagamento no período junto ao Setor Financeiro Acadêmico. No retorno do estudante, os pagamentos deverão ser retomados até a integralização total das parcelas.

Desligamento ou trancamento de Curso
O estudante poderá solicitar desligamento ou cancelamento, conforme regulamento do curso.
Nessas situações, deixará de pagar as parcelas a partir do mês seguinte à formalização do pedido, protocolado junto à secretaria do curso. A mesma regra se aplica nos casos de desligamento efetuado pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
O estudante que protocolar pedido de desligamento antes do início do primeiro ano letivo poderá solicitar a devolução do valor pago pela primeira parcela. No caso de desligamento de matrícula protocolado após o início do período letivo, o aluno deverá efetuar o pagamento das parcelas até o mês da formalização do pedido.

Alunos Especiais (disciplina Isolada)
Interessados em cursar Mestrado ou Doutorado que não foram aprovados no processo seletivo podem cursar disciplinas isoladas na condição de alunos especiais. Esses pedidos devem ser homologados pela Comissão Coordenadora do Programa.
O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos, deve ser pago em 5 parcelas no semestre em que for cursada. A primeira parcela é paga no ato da matrícula e as demais têm vencimento no dia 15 de cada mês, com emissão de documento bancário.

Especialização e MBA

EDUCON - Especialização
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.

Desconto Público
10% PUCRS Alumni (diplomados e segunda especialização) + Alunos PUCRS
12% Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
20% Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
30% Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso)

Extensão

Cursos de extensão
Os cursos de extensão da PUCRS, possuem descontos especiais para grupos de alunos e por tempo de inscrição.

Formas de pagamento
Você pode realizar o pagamento do curso à vista ou em parcelas, tanto com boleto bancário quanto cartão de crédito das bandeiras Visa ou Mastercard.

O valor bem como o número de parcelas vai depender da antecipação da inscrição.

A PUCRS oferece valores diferenciados para todos os cursos de Extensão com inscrições antecipadas, além de uma política para concessão de valores específicos para determinados públicos.

Verifique na página do seu curso se você se enquadra em alguma categoria de público com valor diferenciado no momento da sua inscrição.

Acesse agora: Educon e encontre a melhor opção para você.