Jornadas Anfíbias

Silviano Santiago: debates, crítica, literatura

04/11/2019 - 12h10

agenda_pucrscultura_site_Silviano_Santiago_crédito_Claudio_Nadalin

Nos dias 12 e 13 de novembro, o intelectual e escritor Silviano Santiago vem a Porto Alegre para lançar dois livros. Ciclo de debates na Feira do Livro de Porto Alegre e bate-papo na PUCRS homenageiam sua trajetória e reveem sua obra.

Desde o início dos anos 1970, o professor, crítico e escritor Silviano Santiago vem construindo uma trajetória única na cultura brasileira. Seja produzindo uma crítica e um pensamento teórico que influenciam desde então a academia e a crítica, seja escrevendo obras literárias sempre experimentando com gêneros e formas, Silviano chega em 2019 como um dos principais nomes da cultura nacional. Nos dias 12 e 13 de novembro, o Instituto de Cultura da PUCRS, em parceria com a 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, promove uma série de eventos em homenagem a Silviano, culminando com lançamento e sessão de autógrafos dos livros Uma literatura nos trópicos e 35 ensaios de Silviano Santiago.

O primeiro encontro acontece na tarde do dia 12 novembro, às 14h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223). Três debates, reunindo intelectuais, professores, escritoras e escritores, oferecem releituras da obra de Silviano ou se inspiram em sua trajetória para pensar a literatura e a crítica. A programação terá a participação de Rita Terezinha Schimdt, Luiz Antonio de Assis Brasil, Natalia Polesso, Amílcar Bettega, Jeferson Tenório, Julia Dantas, Ronald Augusto, Lélia Almeida, Tobias Carvalho e Atena Beauvoir.

No dia 13, às 19h30, como grande momento dessas Jornadas, Silviano Santiago é recebido no Teatro da PUCRS (Prédio 40) pelo professor e crítico Italo Moriconi (organizador do livro 35 ensaios de Silviano Santiago) e pelo jornalista e crítico literário Schneider Carpeggiani (editor da nova edição ampliada de Uma literatura nos trópicos). Na mesa intitulada Ora (direis!) puxar conversa, Moriconi e Carpegiani discutem com Silviano os títulos em lançamento e também sua trajetória na literatura, crítica e cultura. Após o bate-papo, Silviano autografa seus dois livros que estarão à venda no local.

As Jornadas Anfíbias são uma promoção do Instituto de Cultura da PUCRS, com o apoio da Feira do Livro de Porto Alegre e a curadoria do escritor Reginaldo Pujol Filho.

Os eventos têm entrada gratuita e estão sujeitos à lotação dos espaços.

Programação:

Centro Cultural Erico Verismo – Auditório Barbosa Lessa

MESA 1 – 14H – O entrelugar de Silviano Santiago
A professora Rita Terezinha Schmidt e o escritor e professor Luiz Antonio de Assis Brasil, com a mediação do professor Ricardo Barberena, debatem o espaço ocupado hoje pela obra crítica e literária de Silviano Santiago.

MESA 2 – 15h – Seres anfíbios
Natalia Polesso, Jeferson Tenório e Amílcar Bettega, assim como Silviano Santiago, são seres anfíbios: ora estão na academia, ora estão na literatura, ora num entre-lugar. Com a mediação da anfíbia escritora e doutoranda em Letras Julia Dantas, conversam sobre suas produções e sobre a experiência de criar e pensar nesses dois terrenos e entre eles.

MESA 3 – 16h – Falar, escrever, significa: falar contra, escrever contra
Em seu já clássico ensaio O entrelugar do discurso latino-americano, publicado em diferentes países e línguas ao longo dos anos 1970, Silviano dizia: “Falar, escrever, significa: falar contra, escrever contra”. Na altura, seu olhar mirava o eurocentrismo e as potências latino-americanas. Porém, hoje, contra que centros se fala? Contra que centros se escreve? Tobias Carvalho, Lélia Almeida e Atena Beauvoir conversam sobre esse tema e suas produções com o poeta Ronald Augusto.

Teatro da PUCRS, prédio 40

19h30 – Ora (direis!) puxar conversa
Italo Moriconi e Schneider Carpegiani conversam com Silviano Santigo sobre os títulos em lançamento e sobre sua trajetória na literatura, crítica e cultura.
Após a conversa, Silviano autografa Uma literatura nos trópicos e 35 ensaios de Silviano Santigo (os livros estarão à venda no local).

Outros eventos Veja todos os eventos

• Últimos publicados
  • Mais visualizados